O sambista, escritor, ator e jornalista Jace Theodoro vai dar voz ao audiolivro “Olhar de aceno para os lados”, que será lançado no dia 17 de junho (5ªfeira), às 20h, através de uma live no Instagram. Publicada no formato impresso em 2019, a obra ganhará versões em áudio e em e-book.
É o próprio Jace que interpreta cerca de 50 crônicas do livro, previamente publicadas no jornal A Gazeta entre 2016 e 2019. Para abrilhantar ainda mais o projeto, ele traz duas convidadas especiais que o acompanham na interpretação: a afilhada Annelise Damasceno, à época da gravação com 7 anos, e a atriz global Betty Erthal, de 70 anos.
“Meu objetivo era reunir duas gerações, portanto convidei essas figuras que são tão ligadas a mim. Quando me aproximei da Betty, ela mesmo me disse que parecíamos amigos de infância. Temos uma afinidade muito grande. Era impossível não convidar essa grande atriz para participar do audiolivro comigo”, conta Jace.
Outras participações especiais do projeto são as do chargista Amarildo, no e-book; do editor de som Hugo Reis e do cinegrafista Rafael Zambe, que gravou um making of da gravação do audiolivro.
“Nestes tempos tão corridos que vivemos, o audiolivro pode ser um aliado para os índices de ‘leitura’ crescerem. Pessoas que têm deficiência visual ou outra limitação, por exemplo, também conseguem ter acesso mais facilmente. Além disso, tornou-se uma experiência diferenciada, pois temos os textos narrados por atores”, comenta Gustavo Binda, da Editora Maré.
Sobre “Olhar de aceno para os lados”
Com um estilo observador sobre as minúcias do cotidiano, “Olhar de aceno para os lados” trata sobretudo de assuntos espinhosos, como intimidades, mortes, ídolos e embates políticos .“Como eu costumo falar, é um trivial variado”, diz Jace, entre risos.
Seu olhar descreve todos esses temas usando doses de lirismo e humor, sem deixar passar, lógico, algumas pitadas de crítica para provocar reflexões no leitor. E ele esclarece: “Não trago aquele humor escrachado, mas há, sim, uma ironia no que escrevo. Afinal, o humor salva das grandes tragédias”, defende.
De acordo com o autor, o projeto surge num contexto em que os capixabas precisam de novos alentos durante a expansão da pandemia. “Para algumas pessoas, a arte sempre é colocada como algo menor, mas está no mesmo patamar da saúde, da educação e da segurança. Durante o isolamento, ela e a literatura salvaram muitas pessoas de dores, tristezas e angústias”, afirma.
O projeto conta com recursos da Lei Aldir Blanc, via Edital Cultura Digital 2020, por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES), direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.
Serviço:
Live de Lançamento do audiolivro & e-book “Olhar de aceno para os lados” de Jace Theodoro
Dia: 17/06 (quinta-feira)
Horário: 20h
Local: Rede Social Instagram
@jacetheo
@editora.mare
@marianaperini
Discussion about this post