Na última terça-feira (11), a LIESGE reuniu sua diretoria com os representantes das escolas de samba e convidados da mídia do samba capixaba (Viva Samba e Blog do Dicesar) para o início de um planejamento estratégico do próximo Carnaval.
O encontro começou com uma abertura realizada pelo presidente da Liesge, Edson Neto. O presidente reforçou a importância da união neste momento de planejamento e frisou que todas as agremiações foram convidadas e não somente as escolas do Grupo Especial. Após a abertura, Jocelino Junior, diretor geral de Carnaval da Liesge, apresentou os objetivos das reuniões de planejamento que acontecerão durante o ano, sendo alguns deles:
- Ouvir os gestores do carnaval capixaba;
- Organizar e planejar o futuro;
- Iniciar o processo de construção de agendas de eventos;
- Articular-se com demais setores da sociedade;
- Movimentar o carnaval capixaba;
- Sistematizar dados e informações das agremiações;
- Elaborar um plano de ação coletivo para o carnaval capixaba;
- Definir ações estratégicas e pensar sua efetivação;
- Formentar o debate entre as comunidades e as escolas;
- Dialogar sobre o regulamento do carnaval;
- Repensar o que fazemos, como fazemos e porque fazemos.
O diretor cultural Winny Rocha conduziu uma dinâmica com os participantes sobre as tecnologias das escolas de samba, isto é, o “jeito de fazer” das escolas de samba. Ao final do evento, Jocelino reforçou a importância do planejamento e sugeriu uma reflexão sobre o “diagnóstico” do momento atual das agremiações capixabas. O assunto rendeu discussões produtivas sobre o tema com sugestões e ideias de como aproximar comunidades e agremiações meio à pandemia do coronavírus.
Discussion about this post