Insatisfeitas com os rumos da atual LIESES (Liga Espírito-santense de Escolas de Samba), escolas de samba do Grupo de Acesso do Carnaval de Vitória se uniram para lançar uma nova Liga. Surge a LIGA-ES (Liga Independente do Grupo de Acesso do Espírito Santo) criada com o intuito de fortalecer os desfiles do Grupo de Acesso e de uma melhor organização da gestão do Carnaval. Estão filiadas à LIGA-ES as seguintes agremiações: Imperatriz do Forte, Chega Mais, Chegou o que Faltava, Pega no Samba, Mocidade da Praia, Império de Fátima, União Jovem de Itacibá, Eucalipto e Mocidade Serrana.
“O objetivo da criação de uma nova instituição é gerir melhor os desfiles do Grupo de Acesso e dar voz e voto a todas as escolas filiadas” – Luciano de Paula, porta-voz da nova Liga
As agremiações Rosas de Ouro, Barreiros, Tradição Serrana e São Torquato não aceitaram fazer parte da nova liga e permanecem filiadas à LIESES. Deste modo, o Carnaval de Vitória passa a ter novamente três instituições: LIESGE (Grupo Especial), LIESES e LIGA-ES.
Entenda o histórico
As escolas de samba da antiga FECAPES (Mocidade da Praia, Império de Fátima, União Jovem de Itacibá, Eucalipto e Mocidade Serrana) foram convidadas no ano de 2017 a integrar a LIESES (Liga Espírito-santense das Escolas de Samba) que é a responsável pela organização dos desfiles do Carnaval Capixaba do Grupo de Acesso. Mas essas escolas nunca tiveram direito a voto nas decisões internas da LIESES, eram apenas escolas convidadas. Esse fato sempre gerou insatisfação por parte dos presidentes das agremiações.
Unindo-se a isso, havia também uma insatisfação de algumas escolas da própria LIESES (Imperatriz do Forte, Chega Mais, Pega no Samba e Chegou o que Faltava) com os rumos que a atual gestão estava tomando. Isso gerou nas agremiações um movimento de separação e fundação de uma nova Liga, onde todos teriam direito a voto e transparência na condução das decisões da Liga.
Curiosidade: Pega no Samba, escola de samba que desfila no Grupo de Acesso do Carnaval de Vitória, é filiada à LIESGE, liga do Grupo Especial.
O que diz a LIESGE
Procurado pela equipe do portal Viva Samba, o presidente da LIESGE (Liga Independente das Escolas de Samba do Grupo Especial) Edson Neto explicou como a Liga do Especial está acompanhando essa movimentação no Grupo de Acesso:
“Após a minha eleição e posse na LIESGE, identificamos o movimento de ruptura na LIESES, quando percebemos que haviam interesses escusos e pessoais de alguns representantes de entidades e terceiros em tomarem a administração executiva daquela entidade. Assim, nos neutralizamos, mas acima de tudo com o compromisso de agregar e valorizar o Carnaval Capixaba, buscamos o diálogo harmônico com as entidades carnavalescas, que hoje, do total de 19 escolas de samba desfilantes, conseguimos conversar e ter o apoio para a realização do evento Carnaval de Vitória com pelo menos 15 destas entidades, sendo 7 já pertencentes a LIESGE”.
Sobre a fundação de uma nova liga, Edson Neto destacou também: “Vimos como salutar a atitude das entidades que querem continuar comprometidas com o carnaval e todo serviço social prestados pelas entidades, especialmente em período de tanta dificuldade ocasionado pela pandemia. Continuaremos buscando o diálogo e entendimento para o bom desenvolvimento das atividades da LIESGE, que sempre vai respeitar a vontade da maioria das agremiações, enquanto gestora do evento Carnaval de Vitória”.
“Diante disso quero parabenizar a nova LIGA-ES e nos colocamos a disposição para o crescimento do Carnaval Capixaba” – finalizou Edson Neto, o atual presidente da LIESGE.
Como ficou a divisão
LIESGE
- Unidos da Piedade
- Mocidade Unida da Glória
- Independentes de Boa Vista
- Unidos de Jucutuquara
- Andaraí
- Novo Império
- Pega no Samba (desfila no Grupo de Acesso)
LIGA-ES
- Imperatriz do Forte (desfila no Grupo Especial)
- Chega Mais
- Chegou o que Faltava
- Mocidade da Praia
- Pega no Samba
- Império de Fátima
- União Jovem de Itacibá
- Independente de Eucalipto
- Mocidade Serrana
LIESES
Em breve divulgaremos aqui no portal a equipe que estará à frente da nova LIGA-ES.
Discussion about this post