Representando o bairro de Santa Martha, a escola de samba Andaraí vai apresentar no próximo domingo (05) seu samba-enredo para o desfile do Carnaval 2021. O 1º lançamento de samba-enredo para 2021 será feito na live solidária “Andaraí em Casa”, a partir das 12h30 no canal oficial da escola no YouTube (Andaraí TV).
O intérprete Lauro das Neves e a bateria Puro Veneno, comandada pelo mestre Kario Amorim, estarão no comando do repertório musical da live, que também vai resgatar sambas históricos da agremiação.
Este dia será marcado não só pelo lançamento do nosso samba-enredo, mas também por muita ajuda e cuidado com o próximo, pois a live terá o objetivo de arrecadar alimentos e materiais de limpeza para quem está passando por dificuldades” – Thiago Bandeira, presidente da Andaraí
A live solidária da Andaraí é uma das iniciativas sociais das escolas de samba do Espírito Santo durante a pandemia do Covid-19. Confira outras iniciativas na página do movimento #alémdocarnaval.
Anote na agenda:Live “Andaraí em Casa” |
Entenda o enredo
Anunciado em maio nas redes sociais da agremiação, o enredo 2021 da Andaraí é “Mulembá”, escrito pelo carnavalesco Alex Santiago.
O título do enredo faz referência ao nome da árvore que deu origem a Santa Martha, bairro de Vitória que surgiu a partir da ocupação de uma área pública chamada Mulembá.
A partir da árvore de origem africana, a escola de samba vai homenagear seu bairro, contando as histórias e lendas sobre sua comunidade. Uma das história envolve a saudosa Dona Maria Osório de Andrade, que após a cura de um de seus filhos, ofertou à igreja uma estátua de Santa Martha, que logo depois se tornou o nome do bairro.
Além da origem do bairro, o enredo vai abordar a religião, bairros adjacentes, times de futebol,desenvolvimento econômico e social, a construção do Quartel Militar e as referências culturais, como a Banda de Congo Amores da Lua e a própria escola de samba Andaraí.
No início de maio, o carnavalesco e autor do enredo Alex Santiago conversou com Iamara Nascimento, onde explicou um pouco sobre a história que será contada no desfile do próximo ano.
Discussion about this post