Antes de conhecer quem vai levar a melhor na avenida, é importante saber quem são os julgadores, que ficam posicionados em 03 cabines pelo Sambão do Povo, nos setores A, I e K. Para julgar os 09 quesitos oficiais, a LIESES, organizadora dos desfiles de quinta-feira (Grupo B) e sexta-feira (Grupo A) convidou jurados de fora do Espírito Santo, como também alguns aqui da terra (com *). Confira a lista oficial enviada pela Liga:
BATERIA
EDIMAR SILVA – Licenciado em Música e Artes, atualmente está graduando em Regência Orquestral no Conservatório Brasileiro de Música. Instrutor de Música, nas áreas de violão, canto popular e harmonia funcional. Percussionista, coordenou o projetos ligados à samba na Itália. Atua no quesito bateria no RJ.
SERGIO LOBATO – Pesquisador de carnaval, coordena trabalhos voltados à cinematografia da cultura popular. Percussionista e Mestre em Antropologia Visual. É julgador do quesito bateria no RJ.
*LEO DE PAULA – Percussionista. Formado em Música pela FAMES, foi membro da Orquestra Sinfônica do ES. Em seu histórico possui três turnês internacionais. Participa de grupos e apresentações de samba e chorinho. Com versátil atuação, tanto no meio erudito, quanto popular. Já recebeu prêmios nacionais, participou de turnês por todo o Brasil e se apresentou em países como Estados Unidos, Sérvia, Holanda, Inglaterra e Rússia. Realiza trabalhos com artistas diversos desde o samba, choro, MPB até jazz e óperas. Atua também, como professor e palestrante em cursos, projetos sociais e centros culturais. Foi professor da Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES), atualmente é professor do Museu Capixaba do Negro (MUCANE).
SAMBA-ENREDO
LUIZ EDUARDO – Formado em Cenografia pela UFRJ, atua como julgador da série A. Produtor cultural com trabalhos desenvolvidos no RJ.
MARCOS VINICIUS PEREIRA – Estudioso do carnaval desde a década de 1980. Doutorando na UFRJ. Possui pesquisas e trabalhos voltados à literatura sobre samba enredo e enredo.
*MARCIO NEIVA – Professor da Escola de Música (FAMES), graduado em Canto, com experiência em teoria e prática do canto.
ENREDO
JOSÉ MAURICIO – Formado em História, com pós graduação em produção de figurinos. Professor de História. Possui vasta experiência no julgamento dos desfiles da SERIE A no RJ.
ANDRE CAMARGO – Formado em Jornalismo e Letras com Habilitação em Literaturas Portuguesas pela UERJ – Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Com pesquisa sobre o Monarco ( Presidente da Velha Guarda da GRES. Portela ). Jornalista, Repórter e pesquisador do site sobre a Portela – www.portelamor.com Revisor e Colaborador da Revista Plumas & Paetes Cultural. Julgador do Quesito Enredo da Lierj desde 2017
Julgador do quesito Enredo da Neltur ( Prefeitura de Niterói- RJ) desde 2018.
*JANE SEVERIANO – Cientista Social pela UFES, Mestre em Ciências Sociais e Doutoranda em Antropologia da Universidade Federal de Santa Catarina, com pesquisas ligadas ao carnaval, jongos e caxambus, comunidades tradicionais, cultura popular, Patrimônio Imaterial e Performance junto a grupos negros. Desenvolveu projetos sobre samba e capoeira no estado do ES.
ALEGORIAS E ADEREÇOS
MARIA ANGELICA – Graduada em Moda, pós graduada em Produção Cultural, possui trabalhos voltados à construção de alegorias e adereços. Coordenou ateliês de fantasias de escolas de samba no RJ. Tem experiência em julgamento de desfiles de escola de samba.
LEVI CINTRA – Design Gráfico, pós graduado em produção cultural. Possui passagens por diversas escolas de samba do Rio de Janeiro como diretor de produção de fantasias e figurinista. Carnavalesco de escolas de samba em SP, RJ (mirins). Tem pesquisas ligadas à produção de fantasias e concepção de enredos. Desenhista de alegorias e adereços.
*THAIS SÁ – Arquiteta Urbanista formada pela Universidade Federal do Espírito Santo, dedicou seu trabalho final de graduação ao estudo da história urbana do carnaval com ênfase em alegorias e adereços. Servidora pública estadual.
FANTASIAS
JOÃO CALHEIROS – Graduado em Desing de Moda, possui ateliê artístico para produção de fantasias de carnaval no RJ, tem passagens por diversas agremiações cariocas como figurinista e assistente de carnavalescos.
FLAVIO NOGUEIRA – Artista Plástico, aderecista e figurinista com mais de 15 anos de experiência atuando nas escolas de samba do RJ. Instrutor de cursos de qualificação e aperfeiçoamento em produção de fantasias e adereços.
*PAULA COSTA – Museóloga formada pela Unirio, pesquisadora, com pós-graduacao em Gestão Cultural pelo Senac/SP. Servidora efetiva da Secretaria de Estado da Cultura do ES. Atua em comissões julgadoras de editais da área da cultura e na assessoria técnica a museus, grupos da cultura popular e comunidades tradicionais. Além de concepção e montagem de exposição e elaboração de laudos de obras de arte, inclusive indumentárias. Possui curso ligado à Formação em Carnaval (UFES/Instituto Raízes).
COMISSÃO DE FRENTE
ANNA CUNHA – Graduada em Educação Física, com pós graduação em Docência do Ensino Superior, com pesquisas e projetos ligados à dança, músicas , folclore brasileiro e história da arte. Possui cursos de Jazz, Ballet Moderno e Dança Afro. Já atuou na Escola Técnica da Mangueira. Julga o quesito Comissão de Frente no RJ.
RUIDGLAN BARROS – Doutor em Educação e Artes Cênicas, professor de teatro e dança, coreografo com diversos trabalhos na área das artes cênicas. Tem experiência em julgamento de escolas de samba.
*LALAU MARTINS – Professora de Educação Física, pós graduanda em Dança, tem diversas ações e projetos na área da dança urbana. Já atuou como coreografa de escola de samba. Além das múltiplas participações em festivais e mostras regionais e nacionais criou, um espetáculo profissional que circulou o ES através da cia, denominado Contemporaneidade em dança de rua. Mais recentemente, em 2016, criou outro espetáculo profissional com circulação pelos teatros de Vitória, Vila Velha e Viana denominado Elementos. Membro do conselho de cultura do município de Vitória. Diretora do departamento de dança do SATEDES.
MESTRE-SALA & PORTA-BANDEIRA
CARLOS EDUARDO – Mestre Sala no RJ, passando por diversas escolas. Atua em projetos de formação de mestre sala e porta bandeira.
ANDRESSA CUNHA – Graduada em Educação Física, Assistente de Produção Cultural. Bailarina clássica e de jazz. Coordenadora técnica de expressão corporal (CTF – 2008), Tem coreografias voltadas para o carnaval e dança do côco), julgadora da série A do RJ.
*AMANDA LUZIA – Bailarina, já foi porta bandeira e desfilou em comissão de frente no carnaval capixaba. Tem atuação profissional em balett clássico na área nacional e internacional.
EVOLUÇÃO
CARLOS FRAGA – Gestor de Avaliação, com experiência em julgamento de desfiles de escolas de samba desde 2011. Possui cursos voltados à dança contemporânea, direção de produção, interpretação.
FABIO CANEJO – Graduado em Artes Cênicas, atuou no carnaval carioca como Assistente de Carnavalesco, possui diversos cursos de especialização de carnaval com as temáticas enredo, alegorias e fantasias. É bailarino, coreografo e figurinista. É julgador da série A do RJ.
*RICARDO FIGUEIREDO – Doutor em Educação pela UFES, Pedagogo da Escola Técnica de Teatro, Dança e Música FAFI, Professor de Graduação e Pós-graduação. Amante da cultura popular, analisa critérios estéticos, éticos e culturais da formação de bailarinos.
HARMONIA
TIAGO RIBEIRO – Publicitário e Jornalista, cursa Doutorado na UERJ em Artes Plásticas, com ênfase nos desfiles das escolas de samba. Atua em revistas e sites especializados em carnaval. Elaborou pesquisa sobre a história da São Clemente (RJ) em 2011. Possui diversos cursos de especialização em carnaval. Tem vasta eXperiência no carnaval do RJ na série A.
ISABEL CRISTINA – Formada pela Escola de Artes de MG (UFMG), foi Diretora de Harmonia em escolas de samba cariocas, participa do corpo de jurados da série A do RJ.
*ATILA IBILÊ – Músico formado pela UFES, Compositor, instrumentista, intérprete, arte educador e produtor cultural. Professor da Rede Estadual de Ensino. Possui diversos projetos na área da salvaguarda do samba e de seus artistas.
Discussion about this post