Os olhos e ouvidos mais atentos do Sambão do Povo, após o sinal verde, são os jurados oficiais, escolhidos pela diretoria da LIESGE, a Liga Independente das Escolas de Samba do Grupo Especial, e LIESES, Liga Espírito-Santense das Escolas de Samba. Vale ressaltar que neste ano, a primeira cabine dos julgadores mudou de local e está um pouco mais a frente, ao lado da primeira arquibancada.
Para os desfiles do Grupo Especial, que acontecem no sábado, dia 11, 27 jurados do Rio de Janeiros avaliarão as agremiações em nove quesitos oficiais: Enredo, Mestre-sala e Porta-bandeira, Comissão de Frente, Samba-enredo, Harmonia, Evolução, Bateria, Alegoria e Adereços e Fantasia.
Nos desfiles do Grupo A, que acontecem na sexta-feira, dia 10, 18 jurados do Rio de Janeiro e nove jurados do Espírito Santo serão responsáveis por avaliarem os desfiles. Já nos desfiles do Grupo B, o time de 18 jurados é 100% composto por capixabas.
Segundo o regulamento dos desfiles, cada jurado tem a responsabilidade de dar notas de 9 a 10 para cada escola de samba, incluindo variações decimais. As notas inferiores a 10 precisam ser justificadas por escrito. Sendo que a menor nota de cada quesito é descartada na apuração.
Além dos regulamentos, o Manual do Julgador é um documento importante que explica o que deve ser considerado na avaliação dos jurados. Conheça abaixo a lista de jurados disponibilizada pela LIESGE e a apresentação dos jurados por quesito.
JURADOS DO GRUPO ESPECIAL (sábado, 11/02)
- Enredo: João Gustavo Melo (RJ), Raphael Homem (RJ) e Tiago Ribeiro (RJ)
- Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Marcia Frey (RJ), Arthur Rozas (RJ) e Rubem Gabira (RJ)
- Comissão de Frente: Douglas Schnaider (RJ), Roberto Lima (RJ) e Carla Soares (RJ)
- Samba-Enredo: Marcos Vinicius Monteiro (RJ), Sérgio Lobato (RJ) e Sandro Carvalho (RJ)
- Harmonia: Jorge Hindriches (RJ), Elmo Evangelista (RJ) e Luiz Carlos Escafura (RJ)
- Evolução: Carlos Antônio Fraga (RJ), Marcos Costa Guimarães (RJ) e Sayonara Pontes (RJ)
- Bateria: Edimar Silva (RJ), André Bonatte (RJ) e Nelson Pestana (RJ)
- Alegorias e Adereços: José Antonio Rodrigues (RJ), Angélica Lessa (RJ) e Ricardo Gomes (RJ)
- Fantasia: Levi Cintra (RJ), Gustavo Luiz Silva (RJ) e Sandro Vasconcelos (RJ)
JURADOS DO GRUPO A (sexta-feira, 10/02)
- Enredo: João Gustavo Melo (RJ), Tiago Ribeiro (RJ) e Saulo Ribeiro (ES)
- Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Arthur Rozas (RJ), Marcia Frey (RJ) e Karen Calegari (ES)
- Comissão de Frente: Douglas Schnaider (RJ), Roberto Lima (RJ) e Mariana Conti (ES)
- Samba-Enredo: Marcos Vinicius Monteiro (RJ), Sandro Carvalho e Gessé Paixão (ES)
- Harmonia: Elmo Evangelista (RJ), Luiz Carlos Escafura (RJ) e Davi Queiroz (ES)
- Evolução: Carlos Antônio Fraga (RJ), Marcos Costa Guimarães (RJ) e Ricardo Figueiredo (ES)
- Bateria: Edimar Silva (RJ), André Bonatte (RJ), Léo de Paula (ES)
- Alegorias e Adereços: José Antonio Rodrigues (RJ), Angélica Lessa (RJ) e Isabela Frade (ES)
- Fantasia: Levi Cintra (RJ), Gustavo Luis Silva (RJ) e Paula Nunes Costa (ES)
JURADOS DO GRUPO B (domingo, 12/02)
- Enredo: Saulo Ribeiro (ES) e Aissa Guimarães (ES)
- Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Karen Calegari (ES) e Ariane Meireles (ES)
- Comissão de Frente: Mariana Conti (ES) e Antônio Carlos Moraes (ES)
- Samba-Enredo: Gessé Paixão (ES) e Fernando Magre (ES)
- Harmonia: Ekaterina Bessmertnova (ES) e Davi Queiroz (ES)
- Evolução: Ricardo Figueiredo (ES) e Alexandre Neiva (ES)
- Bateria: Léo de Paula (ES) e Eric Carvalho (ES)
- Alegorias e Adereços: Isabela Frade (ES) e Natan Dias (ES)
- Fantasia: Paula Nunes (ES) e Fernanda Colnaghi (ES)
JURADOS DE ENREDO
JOÃO GUSTAVO MELO: É doutor e mestre em Artes pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É autor dos livros “Carnaval e Boi-bumbá: entrecruzamentos alegóricos”, Editora Carnavalize, 2022, e “Vestidos para Brilhar: uma Epopeia dos Grandes Destaques do Carnaval Carioca”, Selo Carnavalize, 2018. Foi diretor cultural do Salgueiro durante mais de uma década e é autor de textos de enredos para diversas escolas de samba do Rio e de São Paulo.
RAPHAEL HOMEM: Com formação em Jornalismo e Letras. Trabalha como redator e roteirista em projetos de exposições imersivas e interativas. Tem mais de 10 anos de experiência como enredista, com atuação no carnaval do Rio de Janeiro e de Niterói.
TIAGO RIBEIRO: É Doutorando e Mestre em Artes pela UERJ, ator e jornalista. Tem experiência como carnavalesco, julgador de desfile de escola de samba, professor (História do Carnaval) e pesquisador da área (com artigos publicados no Brasil e no exterior).
SAULO RIBEIRO: Graduado em História pela UFES, advogado, roteirista, dramaturgo, escritor que lida com várias linguagens, de roteiro de cinema a peças de teatro, além de romances e contos. Também é editor e gestor da editora Cousa, onde publicou mais de 150 livros de
diversos autores. Tem vasta participação em comissões de seleção e curadoria de projetos.
JURADOS DE ALEGORIA E ADEREÇOS
JOSÉ ANTÔNIO RODRIGUES: Pós-Graduado em Carnaval e Cultura – UNESA, Pós-Graduação em Produção Cultural – Universidade Candido Mendes, e Pós-graduado em Gestão de Carnaval e Eventos – UNESA. Atua há 18 anos como Produtor Cultural, Estilista, Professor de artes carnavalescas, e Julgador de carnaval, nas cidades do Rio de Janeiro, Guaratinguetá/SP e Vitória/ES.
MARIA ANGELICA LESSA: Graduada em Moda e em Gestão de Carnaval, pós graduada em Produção Cultural e pós-graduada em História e Cultura Brasileira. Foi instrutora de Figurino da Fundação de Apoio a escola técnica do Teatro Martins Pena e atua no momento como Produtora Executiva Teatral. Possui trabalhos voltados à construção de alegorias e adereços, Carnavalesca, Modelista de Figurinos, Aderecista, Professora de Artes. Atua como julgadora desde 2010 nas cidades do Rio de Janeiro, Niterói e Vitória/ES.
RICARDO GOMES: Mestre pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Formado em Design de Interiores pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Professor e coordenador de 2000 a 2021 pela UNESA na área de arquitetura, design e artes. Trabalha com projetos de cenografia e iluminação desde 1992 no carnaval. Atua como jurado de carnaval, deste 2013, no Rio e Vitória/ES. Atual julgador internacional para LIT em Londres em projetos de artes e arquitetura mundial e pelo IES de NYC EUA em projetos de iluminação mundial. Atua como consultor e projetista de luminotécnica para grandes eventos.
ISABELA FRADE: Licenciada em Artes pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, mestre em Comunicação e Teoria da Cultura, doutora em Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Professora Adjunta do Departamento
de Artes Visuais da Universidade Federal do Espírito Santo, cadeira de Cerâmica/Escultura. Docente do Programa de Pós Graduação em Arte e Cultura Contemporânea da Universidade do Estado do Rio de Janeiro junto à linha ARTE, PENSAMENTO E PERFORMATIVIDADE. Desenvolve pesquisas e orienta projetos relacionando arte, educação, cultura e comunicação com foco sobre os seguintes temas: cultura material, cerâmica, artes da terra, poéticas relacionais e paisagem.
JURADOS DE FANTASIAS
LEVI DA SILVA CINTRA: Levi Cintra, Pós-graduado em Produção Cultural pela Faculdade Candido Mendes, formado em Design Gráfico (UNESA), é Ilustrador, artista plástico e designer gráfico. possui mais de 11 anos de atuação na área, especialização em publicidade, marketing, figurino, ilustração, artes plásticas, Carnavalesco. Como julgador de carnaval atua desde 2013 no Rio, SP e Vitória. É coordenador dos projetos gráficos e programação visual do G.R.E.S. Mangueira.
GUSTAVO LUIZ S. SILVA: Formado em Medicina – (UNIG-RJ), com especializações em diferentes áreas. Atua como Produtor Cultural e Estilista há 17 anos. Com experiência de julgador há 13 anos, nos quesitos Conjunto, Evolução e Fantasia, nas cidades do Rio de Janeiro (LIERJ e LIVRES – Riotur), Guaratinguetá/SP, Vitória/ES.
SANDRO VASCONCELOS: Carnavalesco, Artista Plástico, Produtor Artístico, Decorador, Vitrinista e Professor de Figurinos. Há 25 anos atua como Carnavalesco junto ao universo criativo em diversas escolas de samba da Cidade do Rio de Janeiro. Na função de julgador dos quesitos fantasia e alegorias e adereços, já prestou serviços nas cidades de Campos dos Goytacazes, Nova Friburgo, Guaratinguetá, Porto Alegre, Florianópolis e Uruguaiana.
PAULA NUNES: Graduada em Museologia pela Unirio, pós-graduada em Gestão Cultural pelo Senac/SP e pós-graduanda em Gestão e Design de Carnaval pela Faculdade Censupeg. Pesquisadora e Servidora pública da Secretaria de Estado da Cultura do ES. Atua em comissões julgadoras de editais da área da cultura e na assessoria técnica a museus, grupos da cultura popular e comunidades tradicionais, além de concepção e montagem de exposições e conservação de acervos. Foi jurada do Festribal 2019 e tem atuado no julgamento do quesito fantasia dos grupos de acesso A e B do Carnaval de Vitória desde 2019. Desenvolve pesquisa sobre indumentárias da cultura popular e fantasias das escolas de samba, bem como pesquisa sobre integração, preservação e difusão de acervos.
JURADOS DE MESTRE SALA E PORTA BANDEIRA
MARCIA FREY GIRÃO: Formada em Bacharelado e licenciatura em Dança pela UFRJ e Bacharelado e licenciatura em Educação Física pela Estácio de Sá. Formação em ballet clássico pela Escola Estadual de Dança Maria Olenewa do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Pós graduada em treinamento e personal pela Unopar e em Dança pela UCAM. Sendo sindicalizada com especialização em Jazz, ballet, Dança do ventre e contemporâneo. Professora de dança, bailarina, preparadora física, coreógrafa e ensaiadora de casal de mestre sala e porta-bandeira, comissão de frente, alas coreografadas e guardiões de casal, em algumas agremiações do Rio de Janeiro. Jurada desde 2016 no quesito mestre sala e porta-bandeira pela (LIERJ-Riotur e Livres no RJ), e desde 2020 em Vitória/ES.
ARTHUR ROZAS: Formado em Artes Cênicas pela CAL (Casa de Artes das Laranjeiras), e Pós Graduando em Dança e Conscientização Corporal e já Graduado em Educação Física. É coreógrafo, diretor cênico, ator, cantor e bailarino. Diretor Geral do Centro de Artes Arlequim, também é o responsável pela parte coreográfica dos musicais da Escola Britânica (Urca-RJ). Há mais de 10 anos atua como bailarino e coreografo de algumas comissões de frente, no Rio de Janeiro e São Paulo.
RUBEM GABIRA: Formado como Ator pela Contemporânea Escola de Teatro de São Paulo, como bailarino estudou na Escola Municipal de Bailados de São Paulo e Rio de Janeiro, estudou o método da Royal Academy of Dance, além de estudar Jazz, Sapateado e dança Flamenca. Ator, Cantor, bailarino, dublador diretor e coreografo participou de mais de 30 produções Musicais, entre São Paulo, Rio de Janeiro e Europa, onde viveu por 12 anos. Atua como Jurado no Carnaval da Intendente Magalhães desde 2020 –(LIVRES/Riotur).
KAREN CALEGARI: Licenciada e Mestre em Educação Física. Licenciada em Pedagogia e Doutora em Educação. A tese intitulada “A Educação do Corpo no Projeto Republicano na Cidade de Vitória (1908-1912)” um dos elementos analisados foi a relação corpo e cidade que, entre outras questões, buscou investigar o carnaval e demais festejos na urbe. Professora no ensino superior com experiência na docência da disciplina “Práxis da Dança”. Professora Colaboradora no Projeto “Formação em Dança: a cultura como enfrentamento às violências” (FORDAN, UFES). Experiência com a prática do ballet clássico, dança do ventre e pole dance.
JURADOS DA COMISSÃO DE FRENTE
DOUGLAS SHINAIDER: Douglas Schinaider, é Bailarino, Coreógrafo, Ator e Produtor de Conteúdo em Audiovisual. Com formação em Produção Audiovisual pela Unesa. Formação em Dança (Centro de Dança Rio, Corpus, Nós da Dança). Tendo ainda atuado como dançarino e coreógrafo nas agremiações: Estácio de Sá e Alegria da Zona Sul. Desde 2019 atua como Produtor de Conteúdo em algumas emissoras e Jurado de comissão de frente.
ROBERTO LIMA: Mestrando em Artes Cênicas na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Bailarino, Ator e Diretor Artístico. Por quatro décadas foi bailarino do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Coreógrafo e Diretor de movimento de inúmeros espetáculos. Coreógrafo do Núcleo de Dança para Atores (Núcleo de Pesquisa Corporal em Dança para Atores) desde 2000. Como Coreografo de comissão de frente atua desde 1989, nas agremiações do Rio de Janeiro.
CARLA SOARES: Artista, Coreógrafa, bailarina e Professora de Dança. Reconhecida pelo sindicato de Dança – RJ com especialização em Jazz. Passou pela Faculdade de Dança da Lagoa – RJ. Vivências em diversas Escolas de Samba do Rio de Janeiro com seus trabalhos coreográficos. Atualmente comanda duas comissões de Frente: G.R.E.S. União do Vilar Carioca e G.R.E.S Boi da Ilha do Governador. Coreógrafa da G.R.E.S União da Ilha do Governador -RJ desde 2010.
MARIANA CONTI: Produtora Cultural graduada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com desenvolvimento acadêmico disciplinar em Fundamentos da Dança e do Teatro, Teoria da Arte, Estética e Cultura, Culturas e artes do corpo, Direção Artística, e Técnicas da Música. Formação em Ballet clássico pela Escola de Ballet Cridança (2002-2010), Formação em dança
contemporânea pelo Studio Allegro de Dança (2010-2013), Curso de Dança Teatro – Escola de Ballet Cridança (2008), e Oficina de Dança Afro ministrada pelo grupo NegraÔ (2010).
JURADOS DE EVOLUÇÃO
CARLOS ANTONIO FRAGA: É Gestor em Avaliação – Faculdade Cesgranrio, cursou Tablado – Artes Cênicas, Dança Contemporânea – Carlinhos de Jesus; com trabalhos de Produção e publicidade para TV, Cinema e comerciais – Academia de Artes Visuais do Rio de Janeiro; atua como julgador de carnaval desde 2015 LIERJ – SÉRIE A e LIVRES/Riotur.
SAYONARA BARBOSA PONTES: Gestora de Carnaval com Formação Acadêmica Gestão de Festas e Eventos Carnavalescos pela UNESA; é professora no Curso de Gestão Cultural e Cadeia Produtiva do Carnaval pela FENASAMBA. “Oficineira” contando a história do samba e a arte carnavalesca em escolas, com trabalhos realizados na área de Direção de Carnaval, Harmonia e Evolução em escolas de samba. Atuando como julgadora no Carnaval desde 2002, em estados como (RS, SC, SP e RJ).
MARCOS COSTA GUIMARAES: É Administração de Empresas, atua no universo do carnaval há mais de 25 anos com experiencia em diversas escolas de samba do Rio de Janeiro dos grupos de Acesso A e B, na função de destaque, diretor de alas e Assistente de Carnavalesco. Como julgador já atuou em Friburgo/RJ e na LIVRES-Riotur no quesito Evolução.
RICARDO FIGUEIREDO: Doutor em Educação pela UFES, Pedagogo da Escola Técnica de Teatro, Dança e Música FAFI, Professor de Graduação e Pós-graduação. Amante da cultura popular, analisa critérios estéticos, éticos e culturais da formação de bailarinos.
JURADOS DE HARMONIA
JORGE HINDRICHES: Com formação em Gestão de Carnaval, Festa e Eventos, pela Universidade Estácio de Sá em 2007. Iniciou seu conhecimento de carnaval na Beija Flor, como ala da comunidade, passando por diretor de alegoria e harmonia por 10 anos. Já na Mocidade Independente de Padre Miguel e Unidos de Padre Miguel atuou por 17 anos, como diretor de Alegoria, Harmonia e direção de Harmonia. Tendo ainda passagem na função de Diretor de Harmonia e Carnaval, no G.R.E.S Santa Cruz e no carnaval de Cabo Frio, por uma década.
ELMO EVANGELISTA: Compositor, Carnavalesco, Produtor Artístico /Musical, Marketologo da ABCOPRio, Historiador. Experiência como julgador dos Quesitos: Harmonia, Enredo, Samba e Bateria. Foi da Equipe de Julgadores do “Mazinho” filho do saudoso Natal da Portela, julgador da Associação das Escolas de Samba do Estado do Rio de Janeiro na Gestão do presidente “Quiro” e na Federação de Blocos do Estado do Rio de Janeiro Gestão presidente Hélio Lourenço
LUIZ CARLOS ESCAFURA: Autor de 5 sambas enredos na Portela, atuou como diretor de Harmonia por 10 anos na agremiação e também presidente da ala de compositores. Atualmente acumula o cargo de diretor de carnaval com a vice-presidência da escola. Com passagem pela Imperatriz Leopoldinense, assinando a direção geral de Harmonia por 6 anos. Participa como jurado do Carnaval nas cidades de Campos, Rio de Janeiro e Vitória/ES
JURADOS DE BATERIA
EDIMAR UBIRAJARA SILVA: Músico Licenciado com habilitação em Educação Artística. Multinstrumentista, Arranjador, Produtor Musical, Diretor Musical, Compositor, Intérprete de sambas enredos e Professor de canto, percussão, violão, cavaquinho e clarineta. Atua como jurado do quesito bateria no Rio (LIERJ e LIVRES), há uma década a convite da Riotur.
ANDRÉ LUIZ DE LIMA BONATTE: Possui formação em Teoria e Prática Musical completa (EPM). É Ritmista, Músico e Arranjador musical, Diretor de bateria do naipe tamborins do GRES Imperatriz Leopoldinense, por 15 anos, sendo atualmente o Diretor de carnaval da agremiação. Atua como jurado de bateria e samba enredo há mais de uma década, entre Rio, Vitória e Uruguaiana.
NELSON PESTANA: Graduado no Curso de Gestão de Festas e Eventos Carnavalescos pela UNESA; Pós Graduado em Figurino e Carnaval pela UVA; atua profissionalmente como Músico Percussionista e Compositor há mais de 30 anos, e como jurado do Quesito Bateria há mais de uma década entre Rio e Uruguaiana.
LÉO DE PAULA: Músico percussionista, professor, produtor e compositor de trilhas sonoras para espetáculos de teatro e dança. Desde 2019 é professor de percussão do projeto Vale Música Espírito Santo. Desde 2017 é instrutor de oficinas do Museu Capixaba do Negro (MUCANE). É pós-graduado (especialização em Educação Musical- FABRA) e graduado bacharel em música (Percussão- FAMES). Realiza trabalhos com artistas diversos desde o samba, choro, MPB até jazz e óperas. Entre as turnês internacionais, destaca-se a atuação como instrutor e mestre de bateria no festival “SambaMaNefest” (São Petersburgo- Rússia, 2022), e as participações na programação oficial da FIFA Fan Fest (Copa do Mundo, Moscou e São Petersburgo- Rússia, 2018); No meio do carnaval capixaba, foi julgador do quesito bateria nos grupos A e B em 2019, 2020 e 2022; Palestrante do 3° Seminário do Samba Capixaba- Instituto Raízes, edição bateria (2022); Coordenador de atividades e instrutor no projeto “Samba em Conexão”: Troca de experiências em baterias de escolas de samba ESxRJxSP (2017). Prefaciou o songbook “Espírito Samba”, lançado em 2017 e participou como comentarista na transmissão dos desfiles das escolas de samba do carnaval capixaba em 2014 e 2015 pela TVE.
JURADOS DE SAMBA ENREDO
SÉRGIO PIRES LOBATO: Percussionista, Formação em Teoria e Prática Musical pelo Conservatório Brasileiro de Música de Niterói, Mestre e Pesquisador em Etnomusicologia pelo Departamento de Antropologia da Universidade de Barcelona.
MARCOS VINICIUS MONTEIRO: Doutor em educação, revisor de trabalhos científicos de doutorado e mestrado sobre escolas de samba. Palestrante sobre escolas de samba. Autor do livro “O mundo encantado das escolas de samba para crianças” que está em análise para publicação. Jurado do carnaval carioca desde 2015 e dos desfiles do Acesso A de Vitória desde 2019.
SANDRO CARVALHO SANTOS: É licenciado no curso de Letras (Português/Inglês), foi compositor GRES União da Ilha e GRES Portela no Rio. Atua também como Pesquisador de temas culturais, com ênfase na estrutura dos sambas de enredo, como ferramenta de trabalho, para o conhecimento, desenvolvimento e aprendizagem dos alunos.
Discussion about this post