O Carnaval de Vitória em 2020 vai ter cultura, magia, lendas, turismo e religião. Quer entender as histórias que as escolas levarão para o Sambão do Povo? Então vem comigo!
Os enredos, que normalmente são conhecidos por uma frase/título, são detalhados em uma sinopse, que também orienta a composição dos sambas que são cantados na avenida. Conheça abaixo os enredos e sinopses já disponíveis do Grupo Especial.
O enredo é um dos quesitos avaliados pelos jurados no desfile. Ah, enredo e samba-enredo são coisas diferentes. O enredo é a história que será contada na avenida pelas agremiações. Já o samba-enredo é a versão musical dessa história, que são os sambas cantados pelos intérpretes durante o desfile. Todos os sambas de enredo estão disponíveis no Viva Play.
Independente de Boa Vista: Música capixaba
Em busca de mais uma estrela, a campeã do Carnaval Capixaba vai levar para o Sambão do Povo uma homenagem a música, artistas e bandas capixabas com o enredo: “O voo da Águia anuncia: A festa é Boa pode chegar. Ao som de uma linda sinfonia. A música capixaba celebrar!” O desfile vai homenagear nomes como Maurício de Oliveira, Natercia lopes, Mamíferos, Lula de Vitória, Carlos Papel, Amaro lima, Alexandre Lima, Manimal, Casaca, Macucos, Rock do Dia D, Xiru do Sul, Alemão do Forró, Beto Kauê, Andréa Nery, Edson Papo Furado, entre outros.
Unidos de Jucutuquara: Artistas negros
A Jucutuquara vai abordar a arte, força e história dos negros para o Sambão do Povo com o enredo “Griot”, que são indivíduos que têm o compromisso de preservar e transmitir oralmente as histórias, os conhecimentos, e a arte de seu povo. Inspirados no significado dos Griots, a agremiação vai homenagear artistas negros de diversas atividades culturais.
“Eu sou um Griot…
Pelas minhas palavras são perpetuadas histórias, tradições, mitos e segredos do meu povo
Eu sou um griot, um filho da diáspora …
Através das minhas diversas facetas artísticas, mantenho viva a chama ancestral da minha cor
Eu sou um Griot…
Um contador de história, siga-me e desvende os mistérios que habitam minhas palavras”
Imperatriz do Forte: Rota Imperial
A Imperatriz do Forte vai levar para avenida a Rota Imperial São Pedro D’alcântara, um percurso inaugurado em 1816 para ligar nossa capital Vitória à Ouro Preto, em Minas Gerais. O enredo “Das terras de Vila Rica à Vila Nova do Espírito Santo: Imperatriz engalanada apresenta a Rota Imperial de São Pedro D’Alcântara” vai contar sobre as belezas e histórias da rota criada por ordem do príncipe Dom João VI.
“O vento soprou
Brilhou o ouro, preto e Vila Rica sorriu
Na Inconfidência do meu carnaval
Sigo a Rota Imperial, orgulho do Brasil”
Mocidade Unida da Glória: Lendas indígenas capixabas
A MUG vai celebrar seus 40 anos em 2020 com o enredo “Oby – O Imaculado Santuário das Lendas”. No desfile, o Espírito Santo vai se transformar no santuário Oby (verde, em tupinambá), um paraíso indígena de onde surgem mitos e lendas, que vão ajudar a contar a história do nosso Estado.
“Nossa história parte do olhar de um aventureiro holandês que tem seus sonhos engolidos por um naufrágio na costa capixaba, enquanto partia para o Novo Mundo em busca das riquezas minerais tão comentadas na Europa.”
Independentes de São Torquato: Imaginação, mistérios e magia
A escola de samba de São Torquato, que subiu para o Grupo Especial, vai levar contos de fadas, reinos encantados, mistérios e magia no enredo “O Portal das Ilusões”.
“Contos de fadas têm romances e belezas
Princesas, gnomos, heróis imortais
No reino encantado a revelação
Me diz quem é a mais bela do nosso Sambão”
Novo Império: Estatuto da Criança e do Adolescente
A aposta da Novo Império para o Carnaval Capixaba em 2020 é o universo infantil. O enredo “O Bê-a-bá dos Guris – Uma lição pra todos” vai defender o direito das crianças a partir do Estatuto da Criança e do Adolescente.
“Queremos afirmar que criança precisa brincar, estudar, sonhar e ser feliz. É hora de romper os portais imaginários, buscar um mundo mais colorido, alegre e doce. É preciso acreditar nas garantias que a lei nos oferece.”
Confira o texto de apresentação
Unidos da Piedade: Franciscos
A Piedade vai abrir os desfiles de sábado com o enredo “Francisco’s”, sobre a história dos Franciscos que marcaram a humanidade, como Francisco de Assis, Chico Anysio, Chico Buarque e Chico Mendes.
“A voz da igualdade ecoou
Caminho de luz, praticar o bem
Minha religião é o amor
No morro o samba diz amém”
Discussion about this post