Canta forte, Piedade!!!
Treze vezes campeã do Carnaval de Vitória, a Unidos da Piedade, conhecida como “a mais querida”, vai levar ao Sambão do Povo a história da bebida mais consumida no mundo: o café. O enredo “Da riqueza do café, sua força e majestade”, irá retratar o fascínio que a humanidade tem pelo café, bem como a importância histórica da bebida.
Estreando na comissão de frente da Unidos da Piedade, o coreógrafo Mauro Marques trabalha com comissões há 21 anos e está cheio de expectativas para o grande dia. Representando a história do surgimento do café no mundo e a vinda do mesmo para o Brasil, a equipe de Marques irá contar por meio de lendas e crendices populares como as culturas africanas e árabes se misturaram por conta do café e como essa mistura deu muito certo.
Com 12 componentes, a comissão irá trazer a religiosidade, a cultura e as danças arábes e africanas para dentro da história, utilizando características bem específicas de cada povo. A equipe terá um destaque e não utilizará elemento cênico, a única coisa que irão levar para a avenida é um baú. Ensaiando desde novembro de 2021, a comissão de frente da “mais querida” realizará duas coreografias, sendo uma de avanço.
Sobre as fantasias, Mauro nos adiantou que o grupo de árabes estará caracterizado bem próximo da própria cultura, mas um pouco carnavalizado. Já o grupo de africanos, serão uma personificação do café.
Ensaio
A coreografia da comissão de frente da Unidos da Piedade já está finalizada e o coreógrafo está apenas fazendo algumas limpezas. Após o ensaio técnico, realizado pela agremiação no dia 29 de março, a equipe recebeu o retorno da comunidade que os ajudou a identificar os ajustes necessários.
Acompanhei um dos últimos ensaios da comissão antes do desfile das escolas de samba do Carnaval de Vitória 2022 e pude notar muito dinamismo na coreografia. Mauro Marques apostou em passos divertidos e com bastante movimento, o que tende a prender a atenção do público de forma positiva.
Expectativa
Toda a equipe se mostra alegre com o retorno do carnaval após a pandemia. Faltando poucos dias para o desfile, o calor e a emoção em estar de volta contagia a comissão de frente e faz aumentar o anseio pelo dia 09 de abril. O coreógrafo Mauro Marques frisa, com ainda mais fervor, a importância dessa retomada. “Eu acho que voltar a avenida é um ato político e de resistência”, finaliza.
Discussion about this post