“Recordei e pensei que eu sempre quis. Qual um Almir Sapateiro, sem dinheiro, ser feliz.“
A Águia vermelho e branca chora
Almir Sapateiro, o querido baluarte do carnaval capixaba se despediu da passarela da vida, vida esta que vem e que vai, neste domingo 11/08/19. Almir foi fundador do Bloco do Caveira que veio a originar a Escola de Samba Independente de São Torquato. Nós da equipe Viva Samba tivemos o prazer de entrevistá-lo ainda em 2009. Era uma verdadeira enciclopédia cultural quando se tratava do Bairro e da sua agremiação de coração. O Portal Viva Samba se solidariza com a família e amigos nesse momento de tristeza.
E vamos de sambas
Foi dada a largada para as eliminatórias de sambas de enredo. Dos dez sambas que se apresentaram na Jucutuquara seis passaram para a semifinal. Novo Império inicia sua maratona de disputas no próximo domingo dia 18/08/19. Piedade e Chegou o que Faltava estão nos preparativos. A Imperatriz do Forte de São João lança seu enredo no próximo dia 16/08/19 no Mercadinho, digo, Mercado São Sebastião. A Andaraí abre os trabalhos para 2020 com festa no Clube do Caxias e posse do primeiro Casal Alana Marques e Weskley. E a Boa Vista heim! O mundo do samba está todo trabalhado na curiosidade pra saber o que a escola de Cariacica levará para a avenida. Tem gente até correndo atrás dos classificados publicados nos jornais pra ver se descobre alguma coisa, mas o presidente Xumbrega está escondendo embaixo dos caracóis. Que cruel. Isso tudo porque foi Ela, a Águia de Itaquarí a campeã de 2019.
É de enredo, é de roda e de terreiro
E por falar em samba, no último sábado o evento das Ciatas com culinária e samba de morro foi um espetáculo. Com o Movimento Samba Novo iniciando só com músicos e compositores capixabas numa seleção de alto nível. A Praça Costa Pereira ficou pequena para o tamanho da energia que aflorou a festa. Comidas deliciosas feitas pelas quituteiras da Chega Mais, Imperatriz, Novo Império e Piedade fizeram sucesso. Monique Rocha brilhou com o Samba pra Elas, finalizando com os Herdeiros da Piedade, a presença da baluarte Tia Bina puxando a tradicional Ave Maria, destaque para as vozes de Tereza Cristina e Cristiane Labanca. Uma iniciativa do Coletivo Afoxé formado por Barbara, Marilene Pereira e Rozí de Sá. Infelizmente a Prefeitura mais uma vez operou contra a cultura capixaba, tentando dificultar o evento. Por fim o disk silêncio também agiu.
Feijoada
Aconteceu mais uma edição da feijoada Mocidade Unida da Glória. Gertrudes chegou cedo pra não perder nenhum detalhe. A novidade foi a apresentação coreográfica com elemento cenográfico, elaborada pelo bailarino e coreógrafo George Lucas. E as passistas plus size deram um show a parte. Todas trabalhadas na autoestima e elegância do ateliê Aguiar Marins. Gegê ficou só na ira. Também! A bicha vive na dieta pra tentar ser bonita. Outro ponto alto foi o open bar no camarote Vip da Luciana Barcellos com a nata do samba capixaba.
Por falar em feijoada, vem aí o evento que a rainha Marinan está oferecendo para contribuir com sua escola Mocidade Serrana que lançará também seu enredo. Será no dia 25/08/19 no Mercado São Sebastião, a partir das 13h. Contribua você também comprando seu convite, o valor é acessível, apenas 25,00 reais.
E no dia sete de setembro teremos a feijoada da Boa Vista que também é outro evento bombástico. Minha camisa está em mãos. Corra e compre a sua antes da virada de lote.
Chique no último
O flautista Edu Rosa, sambista apaixonado por desfilar em escolas de sambas e que já colaborou com seu talento em nossos eventos do Faisão de Ouro acabou de conquistar o Diploma Superior de Música de Câmera em Paris. Num concurso extremamente difícil, o menino Edu contemplou o primeiro lugar com todos as honras. Vale lembrar que desde que o flautista foi morar na França há alguns anos, nunca deixou de vir curtir nosso carnaval. Isso que é bonito.
Você sabia?
Em 1992 o carnaval capixaba estava passando por uma grande crise. A Independente de São Torquato estava com seu projeto pronto e aguardando a promessa de recursos que não chegou. Faltando poucos dias para o desfile a então presidente e Porta Bandeira Neuza Alves decidiu mudar o que estava planejado. O enredo que antes era sobre a Natureza, virou uma crítica da pobreza incluindo a miséria que se encontrava nossas escolas. O tema: “A hora e a vez na terra do descaso.” A escola tornou-se bi-campeã e conquistou o seu quinto título.
Olá Unidos de Barreiros! Tudo bem? Como vão os trabalhos para 2020?
E a nota é! 10! Nota 10!
Para a sambista e ativista das causas sociais Débora Sabará. O jantar beneficente pelos 14 anos da Associação Gold, ao qual ela é presidente obteve número significativo de participantes e com isso as contas fixas da associação pôde dar uma aliviada. Mas o 10 não para por aí. A pessoa é finalista do prêmio Mulheres do Amanhã, promovido pela Arcelor Mittal pelo desenvolvimento do projeto Papo Reto sobre IST ( Infecções sexualmente transmissíveis), para adolescentes e jovens que se encontram em cumprimento de medidas socioeducativas do ES. Em Março ela foi premiada pela Instituição Justiça Global com o troféu Maria do Espírito Santo pelo reconhecimento de projetos desenvolvidos com jovens e adolescentes.
A Aparecidice vai para!
A Rainha da Mocidade Unida da Glória, Musa do Salgueiro e apresentadora do Troféu Faisão de Ouro Fernanda Figueredo que se apresentou divinamente na feijoada da sua escola da Glória vestida de Arara Vermelha. A rainha usa material do Babado da Folia que este ano em decorrência da proposta de enredo foram confeccionados pelo Jander de Parintins que domina toda técnica de indumentária das lendas amazônicas. A índia do Oby encarnou em sua majestade. O Vinícius Rodrigues, do Ateliê Rodrigues do Rio de Janeiro se juntou a equipe e criou o modelito bafônico que nada mais nada menos tinham 4.500 pedras de cristais e penas de rabo de galo em cores variadas. Todos os acessórios que Fernanda usará até o desfile ja estão prontos e não são poucos. Quer luxo, riqueza e beleza? Toma!
Discussion about this post