“Aprendi, nesses anos de mesuras artísticas, que o importante, no meio do rio de lágrimas, dos SINS e NÃOS, é fazer a travessia.” Theodoro, Jace. Olhar de aceno para os lados. 2019. Ed. Maré
Voltei!
Para o pessoal que sentiu falta das Fofocas carnavalescas e perguntou se eu não continuaria escrevendo, digo que nesta época do ano sempre é mais complicado para nós, simples mortais da festa de Momo. demandas de trabalho, agenda social e assuntos pessoais tomam nosso tempo, mas estamos antenadas com os acontecimentos. Alguns sambistas reclamam que suas escolas são pouco divulgadas. procuramos fazer o possível. Como não somos adivinhos e nem temos bola de cristal, nem sempre encontramos uma assessoria de comunicação nas agremiações para nos passar os babados. Estamos sempre dispostos a divulgar e registrar o que se passa no mundo do samba capixaba. vamos que vamos.
Feijoada
E foi no dia 8/12/19 dia de Nossa senhora da Conceição para os católicos e dia também de Oxum para as religiões de matrizes africanas. Neste dia a escola de Samba Chega Mais ofereceu um festão com feijoada regada a muito samba. O pessoal do bloco AfroKizomba fizeram a diferença, mas quem roubou a cena foi a Madrinha Gina Valéria Coelho. Numa apresentação simples, sem ostentação a energia de amor ao samba mostrou toda sua irreverência. A presidente Zezé Gengemayer declarou que a sambista incorporou a comunidade do Morro do Quadro. A bateria Chegada Mais Quente está bem representada com a madrinha Gina, rainha Patrícia Cruz e a pequena rainha mirim Ellen Cristina.
Encontro de bandeiras com o B-A-Bá
Quem também roubou a cena no encontro de Bandeiras que aconteceu na quadra da Novo Império no dia 08/12/19 foi o casal mirim Maria Alice e Gustavo. Quando o samba corre nas veias o talento é visível.
Vitória de todas as vozes
E no dia Internacional dos Direitos Humanos o samba esteve presente. Sim! A convite do Secretário Bruno Tolledo, o Samba Pras Moças, projeto idealizado pela cantora Monique Rocha fez bonito na Praça do Papa. Motivo do convite? O Samba Pras Moças não é apenas um grupo de cantoras, que aliás são excelentes. O Samba pras Moças tem a missão de levar a voz feminina e seus direitos para uma sociedade que mais comete crime de violência contra a mulher na região Sudeste. É dever também do cidadão sambista levantar a bandeira em prol de uma sociedade melhor.
Escolas em festas
A tradicional escola de samba Andaraí que começou como batucada lá pelos anos 30, festejou aniversário com muita festa e alegria e como sempre a Porta Bandeira Alana Marques e seu Mestre sala Weskley se apresentaram devidamente impecáveis fazendo jus ao que a escola merece. Quem tem compromisso e profissionalismo com o samba defende a bandeira com todas as honras. Outra também que festejou primaveras foi a Imperatriz do Forte que aproveitou os festejos para anunciar seu novo interprete Vinícius Moraes. Parabéns para essas duas simpáticas e queridas agremiações.
Aniversariantes
Foram tantos os aniversariantes durante esses dias que não consegui anotar todos os nomes. Infelizmente. Entre o dia 25 de novembro até 16 de dezembro foram muitos sambistas completando primaveras. Dessa vez vou ficar devendo , mas vai uma foto do Sergio Majeski e Adelarmo. Dois sambistas que não se mostram muito, mas apreciam e fazem pelo nosso carnaval por inteiro. Parabéns.
Pose para a Selfie
Vários Sambistas de diferentes escolas compareceram ao coquetel de lançamento do livro do sambista e cronista Jace Theodoro, entre eles a madrinha da Chega Mais Gina Valéria e a diretora da Boa Vista Rosângela Salles que aliás não perde um lançamento e assume que é fã do escritor. Gertrudes morre com isso. Ficou só no “Olhar de aceno para os lados.”
E a nota é 10! Nota 10!
Todos os créditos vão para o sambista Everaldo Nascimento que aniversariou no dia 03 de dezembro, um dia depois do dia do samba. Everaldo que desfilou pela primeira vez ainda criança na Batucada Chapéu do Lado, depois no Bloco deixa cair, Piedade e tantas e tantas escolas de Vitória e Rio de Janeiro. Continua dando sua contribuição nos barracões e avenida até hoje esbanjando o samba que corre em sua alma.
A aparecidice vai para
Dessa vez é em dose dupla . Elizângela Reis e Jessé Rufino que receberam a faixa de Musa e Muso da Unidos da Piedade. Em 2020 a Elizangela virá brilhando à frente do Abre alas da Mais Querida, soberana e única e o Jessé fechará o desfile também à frente do último carro. Dá-lhes Francisco’s.
Vá aos eventos da sua escola de coração e contribua, assim você ajuda a fazer um carnaval em busca de um título. E quando vier o já ganhou bata no peito com orgulho e grite: Eu contribuí para esse troféu!
Discussion about this post