“No quilombo dos palmares o negro se uniu para se defender do terror que traziam o Capitão-do-Mato, índio e senhor” ( santa Lucia, 1984)
Você sabia?
Em 1984 a Escola de Samba Santa Lucia deveria desfilar com o enredo ” Exaltação a liberdade do negro” com o samba de autoria de Devaldo Batista (Mancha) e Antonio Rocha Dias ( Tonico do Cavaco). Luiz Carlos Xavier chegou a gravar o disco, aliás, o primeiro LP de Samba de enredo do carnaval capixaba. Este samba foi considerado na época o melhor do ano e toda a Cidade cantava nas rodas de bambas, festas e tal. Infelizmente por problemas administrativos a escola não compareceu para o desfile e até a data de hoje não conseguiu voltar a passarela de Momo.
Casa nova em Vila Velha
É isso mesmo. No dia 23/11/19 será inaugurado anexo ao Boulevard Shopping, no jockey de Itaparica, a Arena Boulevard. Com a apresentação dos grandiosos sambistas Zeca Pagodinho, Dudu Nobre e Fundo de Quintal. Segundo o Paulo Cesar Souza que é um dos três sócios do empreendimento e produtor cultural. A casa que ja tem eventos agendados até junho de 2020 tem estrutura para acomodar até 12 mil pessoas com uma proposta de entretenimento multiuso para grandes shows abertos até outros menores, fechados com tendas montadas. Se você ainda não comprou seu ingresso ainda da tempo. basta acessar https://bileto.sympla.com.br/event/62245 A Resenha do Samba vai bombar.
Capa de revista
Ela! Sempre ela! Fernandinha Figueredo, a rainha da Mocidade Unida da Glória, Musa da Salgueiro e apresentadora do Faisão de Ouro virou capa de revista. Sim! O Centro de Refêrencia Carioca do Samba que tem Ricardo Moraes na presidência e comemora seus vinte anos de existencia escolheu a capixaba para ser capa da revista virtual que acabou de ser lançada. Leiam e fiquem por dentro do samba brasileiro. Lembrando que no próximo dia 28 acontece o quinto seminário Tem Samba na Academia com o tema Samba: Resistência e transformação. vale a pena participar.
Tem mulher no samba
A Ilha do Mel se lambusou no maior evento, talvez o único organizado só por mulheres na história da Cidade. O Segundo Encontro Nacional de Mulheres na Roda de Samba ano Leci Brandão foi o maior sucesso. Nunca o Mercado São Sebastião agromerou tantos bambas. Um encontro que valorizou a mulher sambista independente da cor da pele e gênero, mas com muito samba de qualidade onde o foco principal foi a bandeira da violência contra a mulher, uma vez que somos o terceiro estado que mais comete feminicídio no Brasil e o primeiro da Região Sudeste, as organizadoras do evento abordaram o assunto de maneira lúdica, sem sofrimento, sem ódio, mas com total seriedade. Gertrudes ja buzinou no meu ouvido que vai fazer um evento igual, mas não vai ter surdo nem cavaco porque as bichas não querem quebrar as unhas de gel que custam uma fortuna.
Enquanto isso o grupo Samba Pras Moças formado só por mulheres foi convidado para abrir o show do Silva que acontecerá na Praça do Papa no dia 10/12/19
Aniversariantes
Darlou Filho, ex-mestre sala da Mocidade Unida da Glória, Maysa Motta foliã e apaixonada pela Novo Império, Roberto Ferro, ex-presidente da Unidos da Piedade, Mauro Marques, Coreógrafo da Unidos de Jucutuquara.
Baile
O segundo baile de passistas do Rio de Janeiro, organizado pelo carnavalesco e comentarista Milton Cunha será realizado neste sábado 16/11/19 na quadra da Mangueira e mais uma vez a ala da Mocidade Unida da Glória sob coordenação da querida Danila Rufino estará marcando presença.
Na sexta-feira dia 15 a Jucutuquara estará na quadra da Estácio de Sá se apresentando.
Mocidade recebe
Depois da calorosa recepção com a Novo Império, a Mocidade Unida da Glória recebe a São Torquato no próximo domingo 17/11/19. Eita que as canelas verdes em cores vermelhas estarão num grande encontro. A festa promete ser bafônica. Só quero saber de que lado a Gertrudes vai se apresentar, ja que a bicha não tem paradeiro certo em nenhuma escola.
Rainhas & Madrinhas
Unidos de Barreiros anuncia sua rainha. Fernanda Marangoni é cria da escola e assume o posto para 2020.
Enquanto isso a Chega Mais não brinca em serviço. Reza a lenda que sua madrinha de bateria que será anunciada em breve é uma conhecida destaque do carnaval capixaba. Minha fonte ja plantou até bananeira para a presidente Zezé e nada. Deus me livre de fofocas, mas quem será?
Por falar em Chega Mais, o samba enredo foi lançado na ultima sexta-feira e ja está na boca do povo.
E a nota é! 10! Nota10!
Dessa vez o quesito deu empate, portanto a nota será para Monique Rocha coordenadora geral em Vitória do projeto Mulheres na Roda de Samba e Bruna Medeiros coordenadora musical. Quem esteve presente sentiu a organização e o profissionalismo musical do evento que marcou a história do samba capixaba. E que venham outros
E a aparecidice vai para!
Tereza Cristina. Cantora. Foi a primeira interprete de apoio da Unidos da Piedade e do carnaval da cidade, participou do evento Mulheres na Roda de Samba e deu o recado para todas as capixabas que estavam assistindo em casa através da televisão, no qual causou verdadeira emoção.
Discussion about this post