“Quem nunca viu vai ver agora, Jucutuquara vai mostar a sua história. Escola técnica onde aprendi uma profissão e agora sou feliz. ORio branco tri-campeão. São essas coisas que trago guardadas no coração.”
A equipe Viva Samba se solidariza aos familiares do Baluarte Guilherme Monteiro. Fundador, conselheiro e ex-presidente da Unidos de Jucutuquara que finalizou seu ciclo na passarela da vida e foi descansar na dispersão espiritual. Guilherme era apaixonado pela sua agremiação e passou quarenta e sete anos em sua defesa para que “O jucutuquara” nunca deixasse de existir e ir para as ruas. Conservador? Sim! O que é natural na sua geração, mas sua maior preocupação era manter a essência da semente que foi plantada para a construção da agremiação. Eu, escrevinhadora dessa coluna, sinto muito e peço desculpas a você meu nobre leitor e seguidor do Portal Viva Samba por não ter tipo tempo de entrevistar e registrar as história que este grande Griô tinha guardado em sua memória. Agradeço todo o carinho que ele sempre teve com minha pessoa e não se cansava de dizer que o meu “Tio Everaldo”, que na verdade era primo de segundo grau, além de ter sido um dos seus melhores amigos, fez o primeiro samba para “O Jucutuquara”. Isso muito me honra. O Céu inteiro vai saber, é O jucutuquara que está chegando pra se juntar aos demais. Guilherme Monteiro não passou nessa vida em branca nuvem. Guilherme Monteiro construiu uma história de amor e defesa por sua família e Nação de Jucutuquara.
“No carnaval que passou nosso bloco desfilou e nosso samba foi sucesso geral. Voltamos e queremos dessa vez duplicar o que se fez em outro carnaval”
Quesito Evolução
Os componentes devem entrar na avenida de acordo com o ritmo da bateria e do samba de enredo contado pelo puxador e seus apoiadores. Buracos no decorrer do desfile podem ser uma fatalidade, assim como a correria. Cuidado com o excesso de alas coreografadas e onde elas se posicionam. Não existe ala de contenção. Espaços técnicos, só os que acontecem para a apresentação do casal de mestre sala e porta bandeira e o da bateria para o recuo. A Evolução é a forma como a dança é apresentada, bem como sua progressão na avenida. Hoje as escolas adotam as alas com seus componentes enfileirados, o que não era comum até os anos noventa.
Feijoada
A Familia Imperiana abriu as portas para receber seus convidados do mundo do samba com a tradicional feijoada. e dessa vez foi em grande estilo. Casa cheia, pessoas felizes, organização. Andrea Nerys e Liliajane com o show ” Preta e Branca” foi pura animação e ninguém ficou parado. Uma verdadeira confraternização. Destaque para os Drinks da Nega kelly. Um verdadeiro sucesso. Minha amiga Gertrudes experimentou caips com vodka e Gim e com todas as frutas. Ficou tão levinha que nem deu conta de ir dar pinta no bar da Zilda para finalizar o domingo. Deus me livre de fofocas.
Concluindo o Bê-A-Bá
O carnavalesco Peterson Alves concluiu mais uma etapa do seu trabalho na Família Imperiana. Aproveitou o momento da feijoada para entregar os desenhos dos destaques. Gertrudes a intrusa só na bisbilhotagem para saber os detalhes de cada fantasia e quantos faisões cada ma delas carregava. Só digo que pelo semblante do pessoal, todo mundo saiu satisfeito. Estou sentindo cheiro de Faisão de Ouro em 2020.
Contratado
O interprete Junior Oliveira fechou com a Unidos de Barreiros para assumir o microfone principal do carro de som. Junior faz parte da primeira formação do grupo Quinteto Preto até hoje, também é compositor e integrante do Projeto Movimento Samba Novo. Passou por várias escolas daqui que são elas; Pega no Samba onde também foi diretor de bateria,Tradição Serrana, São Torquato, Andaraí, Mocidade Unida da Glória, Unidos de Jucutuquara, Novo Império e Império da Tijuca no Rio de Janeiro entre 2009 à 2014. A Barreiros não está de brincadeira. O desfile do acesso A promete em 2020.
Acontece
A Chega Mais lança seu enredo na sexta-feira dia 08/11/19. Com o tema enredo Divina Luz os autores do samba são Katia Maués, Igor de Boni, Leo Reis, e Luiz Felipe. A Mocidade Unida da Glória recebe a Novo Império no dia 10/11 dando inicio ao projeto MUG recebe. Boa Vista lança seu samba de enredo nesta sexta-feira dia 08/11 as 22h na quadra da escola.Vitória entrou no circuito do Projeto Mulheres na Roda de Samba. Um projeto nacional que está em sua segunda edição. Ano passado a homenageada foi a madrinha dos compositores Beth Carvalho. Este ano a protagonista será a Leci Brandão. Um evento produzido só por mulheres que pretende ser o acontecimento do ano no mundo do samba capixaba. Será no dia 09/11/19 às 14h no Mercado São Sebastião. As 17h todas as cidades, vinte e oito no total,incluindo Florença, La Plata e Lisboa cantarão o samba Zé do Caroço e Pagode pra valer simultaneamente.
Aniversariantes
Completaram primaveras; O comentarista Jace Theodoro, A interprete e apaixonada pela Unidos da Piedade Tereza Cristina, O mestre de bateria da Império de Fátima Genivaldo Monteiro Alves, A diretora de harmonia da Jucutuquara Ritinha Lima. A destaque Gabi dos Strass, O conselheiro da Jucutuquara Andrezinho Castro,A presidente da Chega Mais Zezé Gergemaier, O ritmista da MUG Leonardo Soares. E a Excursamba que completa vinte anos levando o sambista capixaba a se deleitar nas quadras cariocas sob direção do Mestre Edmilson e sua amada companheira Aninha. A comemoração será um festão num cerimonial chique da Ilha do Mel.
União no mundo do samba
Sambistas de todas as escolas capixabas juntamente com a LIESES e LIESGE se uniram nas redes sociais e na Câmara Municipal de Vitória contra o posicionamento infeliz do Vereador Davi Esmael que não se priva em atacar o carnaval capixaba com argumentos sem fundamentos e nada pertinentes. Numa atitude de jogar o povo contra o sambista o politiqueiro usa a falta de Gestão e Políticas Públicas na Educação e Saúde culpando o carnaval. Como foi dito aqui e nas redes também, o financiamento para a Saúde Educação e Cultura são distintas e uma não deve anular a outra. Uma sociedade sem cultura, principalmente a popular no caso do carnaval torna-se uma sociedade doentia, aumentando o índice de violência em todas as instâncias. Não mexe com o sambista que ele não anda só.
Estatuto
Reza no Artigo 16; O tempo de duração dos desfiles das escolas do Grupo Especial será no mínimo 52 (cinquenta e dois)minutos e no máximo 62 (sessenta e dois) minutos
E a nota é 10! Nota 10
Para o MSN ( Movimento Samba Novo). instituído por compositores autorais capixabas que encerraram a apresentação do quarto caderno no dia trinta de outubro com uma linda homenagem a única compositora, AnaCris, que durante o andamento desse projeto passou por tratamento de câncer de mama e usou além do carinho da família o samba para diminuir a dor, principalmente a psicológica. Foi bonito de ver cada um com uma peça de roupa cor de rosa ou mesmo com um laço no peito esquerdo. O Terraço da Nação que é um espaço lindo e aconchegante todo enfeitado pelos próprios compositores com balões cor de rosa. O ápice da festa foi a interpretação da música Samba Cris, uma homenagem a nossa protagonista e que é de composição do Tércio Mundo Black, Marcelão Compositor, Ricardo Sambista,Axé de Geral-MSN. ” Oh Cris! mulher guerreira sua luta é verdadeira não existe nada igual/ Oh Cris! Companheira o seu samba fortalece o axé desse quintal!” O quinto caderno está entrando no forno e tem muita coisa boa.
E o troféu “Pena do Patinho feio besuntada com pó preto vai para!”
O próprio Patinho sem noção, Davi Esmael, Vereador da Cidade de Vitória capital do Espírito Samba que deseja acabar com o nosso carnaval com argumentos esdrúxulos.
Discussion about this post