” A sorrir eu pretendo levar a vida, pois chorando eu vi a mocidade perdida!”
Faisão de Ouro
Anote na sua agenda porque o grande dia tem data marcada. A décima terceira edição da maior premiação do carnaval capixaba acontece em 25/09/19 às 19:30.Dessa vez será no teatro do SESI em Jardim da Penha. É o samba ocupando todos os espaços.
Despedida
O samba chora com a despedida do Elton Medeiros. Ele que é dono de tantas letras e melodias junto com parceiros incríveis como Cartola, Paulinho da Viola e Paulo Cesar Pinheiro. Tive o privilégio de abraça-lo e bater papo com o ilustre sambista que fez altos elogios a nossa Ilha do Mel e a cada instante cantava um trecho de composições de sua autoria. Elton Medeiros! Presente!
Coroação
Festa bonita aconteceu no final da famosa Rua São João, precisamente no Bairro do Quadro. A Rainha Patrícia Cruz da Chega Mais, dona de uma simpatia e beleza singular foi coroada em grande estilo numa festa que só quem é do samba verdadeiro sente a energia. Foi coroada também a rainha mirim Hellen Elizabeth que me confidenciou que ja tem uma grande trajetória no samba. Começou como passista aos cinco anos e agora aos nove tem a responsabilidade de apresentar a bateria. Foi apresentada também a madrinha veterana Sindy Lopes que estava muito bem produzida.
Teve coroação também na Imperatriz do Forte de São João. Gisele Simon conhecida por desfilar na frente de várias baterias do nosso carnaval desta vez foi apresentada como madrinha a bateria Berço do Samba e sua filha Juliane se tornou rainha.
Coroação II
Giselle Marques está confirmada Rainha da Diversidade na Império de Fátima que por sua vez terá festa também pra coroação da rainha Marcia Roberta. A Fernanda Passon receberá o trono na Mocidade da Praia.
A Kouko Miyazaki renova com a Tradição Serrana e continua sendo madrinha de bateria. Yohji Leão também renova e segue como rei. A rainha é a bela Leidi Oliveira.
Gertrudes está nervosa. Até agora a chamada “arroz de bateria” não conseguiu convite pra ser majestade nem em bloco bate lata de Bom Sucesso de dentro. A bicha está tão desorientada que nem consegue me ajudar a descobrir qual enredo a Boa Vista levará para avenida em 2020. Só sei que a coreógrafa babadeira Marcinha está com a Comissão de frente pronta, mas não abre a boca nem pra nos dar uma dica. E eu aqui atracada no porto solidão da angustia.
Por falar na escola de Cariacica, corra e garanta logo sua camisa para a feijoada que ja teve virada de lote. O evento acontecerá neste sábado 07/09/19.
Tietagem
A rainha da Mocidade Serrana Marinan Santos tirou uns dias para espairecer na Cidade maravilhosa. Visitou a quadra da Salgueiro para curtir e tietar a majestade Viviane Araújo que como sempre esbanjou elegância e carinho com a capixaba que se derreteu na selfie, samba e abraços com a anfitriã.
Casa Nova
Será lançado o quarto caderno do Movimento Samba Novo. Um projeto inédito no samba capixaba onde reúnem compositores de diferentes gerações e com excelentes talentos. O propósito é a diversidade de sambas a cada edição. O Movimento começou no Mercadinho São Sebastião em Jucutuquara, passou pelo tradicional bar da Zilda no Centro Histórico onde todos foram muito bem recebidos e no dia 18/09/19 se apresentam no aconchegante Terraço da Nação também em Jucutuquara.
Samba de enredo
E a corrida para os sambas que serão cantados na passarela 2020 continua. Novo Império finaliza seu concurso no dia 15/09/19. A Chegou o que faltava está recebendo as obras nesta semana. A Unidos da Piedade tem nove sambas inscritos e começa sua primeira eliminatória nesta sexta-feira dia 06/09/19 com uma super homenagem ao compositor Waltinho Espingarda que teve o primeiro samba de enredo capixaba registrado. Merecido.
O samba de enredo da Família imperiana 2019 teve participação direta na solenidade dos treze anos da Lei Maria da Penha. Lembrando que esta obra foi composta só por mulheres, Samba Delas, e conquistou nota máxima na avenida. Só não podemos comemorar de fato, uma vez que nosso Estado é o que mais comete crime de Feminicídio da região Sudeste.
Você sabia?
Em 1980 a escola de Samba Santa Lucia homenageou a Unidos da Piedade na avenida por conta da comemoração dos seus 25 anos? E o samba cantado foi o que ficou em segundo lugar no concurso da Mais Querida.
A Andaraí inicia seus ensaios no dia 11/09/19 na Praça de Santa Martha
Pose pro print
Mas num é que temos espião ou espiã nos grupos de carnavais? Qualquer comentário que ela ou ele acha pertinente pra passar pro seu superior, nosso ou nossa Cherloque Holmes Tupiniquim não pensa duas vezes. A última foi uma postagem sobre um parágrafo no estatuto. É sabedor que que nosso boletim é escrito em carnavalez e a tradução sempre foi de acordo com a conveniência e o momento. Enquanto isso a falta de reforma do espaço Walmor Miranda está rindo na nossa cara.
E a nota é 10! Nota 10!
Para a comunidade do Bairro do Quadro tão acolhedora e que deixou acontecer o evento da escola sem complicações. Não sei o nome da moça do churrasquinho, mas ja virei cliente. Para o diretor de harmonia da Chega Mais Luiz Felipe que mesmo muito jovem soube conduzir o evento com maestria, percepção e sensibilidade. Educação é de berço, não importa a condição social. Para a presidente Zezé também da Chega Mais pela organização de seus eventos.
O troféu aparecidice vai:
A porta bandeira da Chega Mais Delma Vieira que promoveu uma bela apresentação dos três casais da escola. E também pela sua dedicação ao pavilhão.
Discussion about this post