“Sou pai filho neto de sambista nesse palco de artistas, dessas origens sou rei sim senhor. Por isso que proclamo a realeza na certeza do que eu fiz não foi em vão. Sou negro por obra da natureza, perante os deuses todos nós somos irmãos.” ( Unidos da Piedade 1991. Autores Manoel de Souza Junior e Edmilson caroço)
O príncipe partiu
O sambista capixaba chorou com o adeus. O Príncipe do Pagode Reinaldo que era figura fácil em terras da moqueca e muito querido no mundo do samba deixou os palcos da vida aos sessenta e cinco anos depois de lutar arduamente contra um câncer no pulmão por quatro anos. As redes sociais eram só postagens de sambistas ao lado da majestade. Reinaldo deixou um legado intenso para o sambista brasileiro.
Homenagem
O destaque Sávio Rezende que desfilou na Mocidade Unida da Glória e conquistou o troféu Faisão de Ouro recebeu homenagem na Câmara Municipal de Colatina, sua cidade natal e onde reside, por sua atuação no carnaval. Sávio que teve sua fantasia confeccionada pelo talentoso Douglas Locatelli esbanjou criatividade e riqueza na passarela. Ostentou nada mais que um mil e quatrocentos faisões, além de rabos de galos, seis mil pedras douradas e dez mil cristais austríacos. O cidadão colatinense virou orgulho da Princesinha do Norte.
Aniversariantes
A rainha da Mocidade Serrana Marinan Santos, o baluarte José Fernando Duarte, O destaque do carnaval capixaba e carioca Abimar Mendes, o sambista Hudson Sabiá, a sambista Vanusa Santos e o Mestre de bateria da Pega no Samba Jorginho.
Contratação
Para quem achava que o Kleber Simpatia ficaria de fora do carnaval se enganou. O dono da voz irreverente e que anima os ensaios em quadra fechou contrato com a Família Imperiana, realizando um sonho de muitos daquela comunidade. A baluarte Bete Caseira é só sorrisos, pois o menino foi seu aluno ainda na educação infantil. O Kleber é cria da Imperatriz do Forte de São João e foi lá que se lançou como interprete oficial. Em 2007 ingressou na Jucutuquara onde foi sucessor dos veteranos Luiz Carlos Xavier e Lauro Campos. Em 2018 substituiu o Marquinhos Gente Bamba na Unidos da Piedade, retornando a Jucutuquara em seguida. Em 2020 o interprete estará abrilhantando o desfile da Novo Império. O Kleber que anda armado com muita fé e religiosidade escolheu os braços de Santo Antonio, padroeiro da comunidade e da escola para anunciar sua mais nova casa. Que beleza!
Dança das cadeiras?
Segundo Gertrudes Samba Lelê ainda não parou de sambar e o Chuchu não quer parar de rebolar. O pião nem pensa em desistir de sapatear, mas não é ele que bambeia. A dança das cadeiras no carnaval capixaba continua firme e forte.
Reza no Manual do Julgador de 2019: ” Cabe lembrar que os julgadores devem se isentar de emoções e de paixões, exercendo sempre um distanciamento crítico.”
Acontece
A Jucutuquara abre as portas do Anchietinha, agora climatizado, para dar inicio aos ensaios para o carnaval 2020. Será no dia 23/11/19, sábado, as 19h, entrada franca e rodada dupla de cerveja.
Novo Império anuncia o encontro das bandeiras em sua quadra. dia 24/11/19 as 19h
Unidos da Piedade lança seu Samba enredo no dia 24/11/19 no Clube Alvares Cabral. !7h com entrada a 10 reais. Quem estiver presente poderá comprar sua fantasia para o desfile de 2020 com preços especiais. Aproveite a promoção.
Mocidade Unida da Glória recebe a Unidos de Jucutuquara também no dia 24/11/19 em grande estilo. Entrada individual 15reais e o par de ingressos 20 reais.
O Baile de Mascara da rainha gay da Mocidade Serrana será no Centro Comunitário do Bairro Caçaroca na Serra Sede. Dia 24/11/19com primeiro lote a 15 reais.
Ainda no dia 24/11/19 acontecerá no bar da Zilda a festa da baianas, à partir das 13 horas, onde a Monique Rocha comemora seu aniversário.
Reflexão na consciência
No mês da Consciência Negra a sambista Drika Monteiro é uma das protagonistas do documentário ” O peso da base-uma história de mulheres negras capixabas.” O conteúdo do filme trás a percepção de cinco mulheres a cruel realidade do nosso Estado com a violência sobre mulheres negras. A exibição aconteceu no Museu capixaba do Negro ( MUCANE) com um rico debate em seguida.
Priscila Gama protagoniza no Palácio Anchjeta, sim! É isso mesmo. E a nega vai falar de dinheiro a convite do banco do Estado. Olha que chique! A palestra acontece no dia 21/11/19 as 09:30 e o tema é: ” Dinheiro preto, o futuro no mercado tem cor!”
Duas sambistas abordando dois temas distintos, mas de grande relevância para a visibilidade da mulher capixaba que defende a cultura popular.
Passistas na Estação Primeira
O grupo de passistas da Mocidade Unida da Glória foi recebido e homenageado na quadra da Mangueira no baile que o Milton Cunha, carnavalesco e comentarista da Rede Globo oferece para este setor. O encontro reuniu passistas de várias escolas e o grupo capixaba foi o único representante da nossa terra. A Dalila Rufino e George Falcão, coordenadores da ala se sentiram honrados e felizes pois é a segunda vez que o grupo recebe o convite para participar dessa festa tão glamourosa. Lembrando que o George Falcão é o responsável por todas as coreografias da ala.
Feriado X samba
Além dos passistas da MUG na quadra da Mangueira, um grupo de sambistas capixabas aproveitou o feriado para turistar em terras cariocas. A Jucutuquara se apresentou na quadra da Estácio de Sá com direito ao Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira, Julia Mariano e Vinícius Costa, o rei Leonardo Bremenkamp e a rainha Schyrley Moura junto com escolas locais como Unidos da Tijuca e Portela. No outro dia alguns visitaram a quadra da Salgueiro onde foram recebidos pela musa Fernanda Figueredo. É muito samba para um final de semana só.
Quesito Mestre-sala e Porta-bandeira
Um dos fatores que o julgador deve analisar e considerar na hora da avaliação é a indumentária do casal verificando sua adequação para a dança e a impressão causada pelas suas formas e acabamento.
Portanto todo ano é comum alguns casais reclamarem que não recebem a devida atenção por parte das escolas sobre suas fantasias. Então senhores presidentes e carnavalescos e diretores de carnaval, lembrem-se; no quesito mestre-sala e porta-bandeira a nota não cai do céu, muito menos pela simpatia e carão do casal. Não adianta o mestre-sala e a porta-bandeira ensaiarem o ano inteiro com a melhor coreografia se na hora agá a fantasia está aos frangalhos e sendo terminada na concentração. Vamos olhar com mais carinho para o setor.
Encontro Canela Verde
Mocidade Unida da Glória recebeu a São Torquato num domingo de confraternização.
Regulamento
Gertrudes disse que no parágrafo IV do artigo 23 do regulamento do carnaval reza o seguinte: ” Não se apresentar com animais vivos de quaisquer espécies.”
Agora entendi porque a bicha e as amiguinhas se fazem de morta durante o desfile.
Discussion about this post