“O chefe da polícia pelo telefone mandou me avisar que na Carioca tem uma roleta para se jogar…”
Você sabia que Pelo Telefone foi de autoria coletiva? Reza lenda que teve a participação da Tia Ciata. Inclusive a letra composta em duas versões diferentes para enganarem a censura na época.
Faisão em Paris
A Larissa Paris veio diretamente da Cidade Luz para desfilar na Chega Mais. A foliã está só na felicidade. Ganhou o troféu Faisão de Ouro 2019 de melhor destaque trans. A Paris já declarou que ano que vem estará bafônica novamente na escola que a acolheu com tanto carinho.
Fofoca com Fuxico
E por falar em Chega Mais, no último sábado A Fofoca aconteceu no alto do Morro do Quadro com café da manhã e muito fuxico. Sim! As meninas do Projeto Fuxico do Bem pocam tudo com os artesanatos. Há dois anos a escola mantêm um trabalho social com reaproveitamento de materiais do barracão, principalmente tecidos. Segundo a Mica, responsável pelo grupo formado por doze mulheres da comunidade, este trabalho é uma terapia que eleva a autoestima e a sororidade. Os trabalhos são lindos e vem desde chinelos customizados à acessórios, passando também por tapetes e enxoval de cama e mesa. Uma parte da verba fica retida para despesas e a outra é dividida entre elas. A liberdade do trabalho é a marca registrada das fuxiqueiras do bem.
Fome de Faisão
Reza a lenda que um indicado ao Faisão 2019 estava tão inquieto na plateia e gritava que estava com fome. Lembrando que, teatro não é praça de alimentação muito menos cerimonial, senão seriam servidos coxinhas ou mesmo caldo de mocotó no copo. Só sei que no momento do nome da pessoa anunciado como vencedor a emoção tomou conta e a fome passou. Será que o galinho foi mastigado e engolido? Deus me livre de fofocas!
Joga fora no lixo
Gertrudes não “se aguenta”. Quer por que quer ser destaque e decorar sua prateleira desde que recebeu um áudio dizendo que faisões estavam sendo jogados ao lixo. Coitada da minha amiga, nunca conquistou um prêmio sequer sozinha, só pelo coletivo. Ela é bonita e gostosona, mas adora um problema com pessoas. Pedi a minha Santa Martha, protetora das donas de casa e dos cerimonialistas para que lhe dê muito serviço e simpatia quando receber visitas em seu reduto.
Sambista Verdadeira
Rosangela Salles, sambista e apaixonada pela Independente de Boa Vista e sempre atuante na escola, todo ano é a primeira a pedir pra reservar seu ingresso ao Faisão de Ouro. Segundo a admiradora do evento, independente da colocação de sua Águia o importante é manter nosso carnaval tão sofrido e sacrificado de pé e o site Viva Samba contribui para isso. Nossa equipe só tem a agradecer ao carinho recebido e desejar sucesso sempre para todas as escolas.
Eventos
A Chegou o que Faltava escolheu seu samba de enredo e empossou na mesma noite sua simpática madrinha de bateria Lidiane Castelan que por sua vez ofereceu um excelente coquetel regado a muito espumante aos seus convidados. Quer chiquê? Toma!
Noite Glamourosa também aconteceu na festa dos destaques da Mocidade Unida da Glória. Sob coordenação do Jurandy Machado e Jô Silva. Produção do Marcelo Viana e do Muso Solon Veroneze o evento aconteceu no dia cinco de outubro. Jô Silva falou da importância de confraternizar o segmento.” É muito importante criar oportunidades para festejar já que todos fazem parte do mesmo time, nossos destaques são nossas joias e a gente organizou a festa com muito prazer”. O Time de destaques do Leão da Glória cresceu para o carnaval 2020. Entre destaques de carros, semi destaques, musas e destaques de chão somam-se 42 beldades. Quer ostentação? Toma!
Aniversário
As redes sociais bombaram de felicitações ao Mestre da bateria Chega Mais Quente,Jackson Luis Mourão é um querido e esbanja simpatia, sem contar com a competência em conduzir seus ritmistas. Lembrando que também recebeu o Faisão de Ouro neste quesito.
E na Escadaria da Piedade no Centro Histórico da Cidade, a diretora da Mais querida Rozí de Sá festejou primaveras e pediu para que as amigas convidadas fossem de rosa para engajamento da campanha do mês. Festa boa com mulheres empoderadas. Rozí que é design em cabelos étnicos e pedagoga também comemorou sua graduação de Bacharelado em direito que aconteceu no mês passado.
Roberto da Matta, ex mestre sala da Novo Império, onde com suas notas junto da querida Eulina karla decidiram os três últimos campeonatos da escola. Desembarcou na terra da Garoa para conhecer seu netinho Davi, filho do compositor kaike Santanna e Aline Calasans. E como todo bom sambista aproveitou para se divertir muito nas 24horas de samba que acontece todo ano na quadra da Mocidade Alegre. Atualmente o Beto desfila na Velha Guarda da família Imperiana e de destaque em duas escolas de Sampa. haja fôlego.
Kleber Simpatia está focado no lançamento do seu álbum que inclui sambas de sua autoria também. A obra está no forno e logo será anunciado seu lançamento. O Projeto Roda de Samba enredo em breve estará acontecendo. Kleber começou sua carreira de interprete de avenida na Imperatriz do Forte de São João, Jucutuquara, passando pela Piedade, retornando a Nação. Hoje nosso artista da voz que encanta a todos está buscando outros rumos. É mais um capixaba seguindo com sua arte de cantar.
Breno Almeida assume o microfone principal da Nação de Jucutuquara. Para quem não sabe o interprete foi integrante do grupo de apoio da escola por muitos anos. Fazia parte da equipe também da Pega no Samba, em 2019 integrou o grupo musical da Mocidade Unida da Glória e para 2020 com seu retorno ao Ninho da Coruja sua responsabilidade é ainda maior.
Os carnavalescos Jorge Mayco e Vanderson Cesar finalizaram os desenhos que a Nação levará para a avenida. Quem viu gostou tanto que está de boca aberta. Gertrudes até deu uma pausa na busca dos galinhos pra bisbilhotar algum rascunho perdido na lixeira do Ninho da Coruja. Essa bicha me mata de vergonha.
A Independente de São Torquato campeã do carnaval não está de brincadeira. Garantiu a voz do interprete Ricardinho de Oliveira para o próximo carnaval.
A Unidos de Barreiros demorou, mas está com a corda toda. Em menos de uma semana anunciou vários dos seus diretores que deram início aos trabalhos. Isso que é bonito.
Ela é um Furacão!
A ex-passista, ex- rainha do carnaval e da Mocidade da Praia Luísa Fidelis é realmente um furacão que por onde passa deixa seu recado pra ninguém esquecer do seu samba irreverente e com muita ginga. Seu projeto Samba de Comunidade foi idealizado em 2013 e concretizado em 2017. Deu uma parada e agora retorna com força total. Dentro desse projeto existe o tópico principal que é o Giro da Furacão que realiza um aulão gratuito a todas as escolas que possuem projetos de samba no pé, onde a ideia é agregar e divulgar os trabalhos ja existentes nas quadras de escolas de samba. O local fixo do samba de comunidade é a área de eventos do Ninho da Águia, ou seja, na quadra da Independente de São Torquato. Por enquanto o projeto conta com aulas para passistas femininos e em breve estarão incluído masculinos. Mais informações na sua escola ou com a própria Luisa em suas redes sociais.
E a aparecidice vai para
Joyce Krystyny destaque de Chão da Imperatriz do Forte de São João, indicada e vencedora do Troféu Faisão de Ouro que ficou tão feliz e convidou os amigos para uma churrascada bafônica com decoração a caráter e copos personalizados. Claro que estivemos presente. Afinal é uma grande satisfação para a equipe do Portal Viva Samba. Principalmente para aqueles sambistas que acreditam na lisura do nosso trabalho.
E a nota é: 10! Nota 10!
Para o coreógrafo da Comissão de Frente da Mocidade da Praia campeã do grupo de acesso B e ganhador do Faisão de Ouro Elídio Neto. Esse bailarino é diretor de carnaval da Imperatriz do Forte de São João que com seu maravilhoso trabalho junto de uma forte equipe subiu para o grupo especial em 2018 e permaneceu em 2019. E não para por aí. O Elídio iniciou seu envolvimento em escolas de samba aos dezessete anos, onde foi passista, mestre sala, coordenador de barracão, coreógrafo de comissão de frente e atualmente diretor artístico/carnaval. E você acha que é pouco? O único bailarino/coreógrafo brasileiro que representará o Brasil na África. Ele foi convidado para ministrar aulas no Programa de La formation corps pour XXII Siécle. Muito nos honra ter um profissional da dança negra contemporânea e sambista nos representando tão bem.
“O chefe da folia pelo telefone manda avisar que com alegria não se questione para se brincar…!”
E Viva Samba!
Discussion about this post