Ficha Técnica
Enredo 2022 – Chegou o que Faltava
“Chegou a realeza dos campos dourados que alimentam a história. Sustento da Vida”
Carnavalesco
Marcelo Braga
Autor do Enredo
Marcelo Braga
Sinopse
Senhor
Que me fizestes necessário e humilde.
Sou o milho.
Trilhando os caminhos da história, entre o real e o imaginário, eis o sagrado alimento que viria a transformar civilizações. Um majestoso livro se abre no templo do samba, e desta vez, nos revela este esplêndido cereal: o milho.
Ao luzir dos milharais apresentamos o vosso grão conhecido historicamente como “O Sustento da Vida”, obteve seus primeiros registros na região da Mesoamérica sendo motivo de louvor e veneração através de rituais sagrados.
Protegido pelos Deuses, o Zea mays como é conhecido cientificamente, foi conduzido através das grandes navegações do século XVI durante o início do processo de colonização da América, expandindo-se assim para outras partes do mundo chegando as terras tupiniquins onde quem diria, já era consumido pelos índios Puris e posteriormente no período de escravidão.
E por falar em alimento, como não lembrar dos deliciosos quitutes servidos a base deste apetitoso grão nos festejos juninos?
Contam as tradições históricas, que na Europa os agricultores realizavam grandes festejos Juninos para comemorar as colheitas. Seu costume foi introduzido aos poucos no Brasil durante a colonização, entretanto como o País não dispusera de grandes produções de trigo, que era o cereal popular em sua região de origem, a tradição passou a ser designada ao milho que tinha por ventura seu período de colheita na mesma época.
Eita trem bom!
Tem milho cozido, pamonha, pipoca, bolo e curau
Vamos pedir os três Santinhos que abençoe o milharal
Alimento que também é capaz de nutrir a alma e a mente. Da oferenda aos orixás ou nos versos eternizados por Cora Coralina na oração do Milho, somos inteiramente saciados pelo poder desta grande fonte de energia.
Transitando entre as páginas da história, foi capaz de alcançar o imaginável: se tornar uma grande companhia para os momentos inesquecíveis das telinhas, afinal um bom roteiro nunca estará completo sem uma pipoca para acompanhá-lo.
E quem iria adivinhar onde este simples grão seria capaz de chegar?
Das lavouras simples aos gigantescos milharais.
Do artesão que retira do campo o sustento para a sua arte aos grandes postos de combustível concebível pelas grandes indústrias.
É o milho o grande protagonista desta odisseia na passarela do Momo e a Chegou o que Faltava lhe convida para celebrar em meio a tempos tão difíceis, o “Sustento da vida”.
“Senhor, mesmo planta de acaso, solitária, dou espigas e devolvo em muitos grãos, o grão
perdido inicial, salvo por milagre, que a terra fecundou”
Oração do Milho, Cora Coralina
Discussion about this post