O que você espera dos desfiles desse ano de 2017?
"A Andaraí está preparando uma comissão de frente de qualidade, para contribuir com a meta da escola, que é subir para o Grupo Especial.
A Comissão representará a paleta de cores. Teremos as cores matrizes, que também compõem o arco-íris, sendo seis cores e a sétima cor será uma grande surpresa (risos). O figurino da comissão de frente é uma grande preocupação da escola e será muito luxuoso.
Em liberdade concedida pelo nosso carnavalesco, pude adequar a coreografia de acordo com as condições financeiras da escola. Valorizo muito a dança em si nas coreografias, e por ser bailarino, prezo por um figurino confortável. Sem grandes surpresas, e efeitos mirabolantes, mas com uma coreografia limpa e de qualidade."
O que a comissão da venenosa de Maruípe está preparando para o Carnaval 2017?
"Espero novidades nas comissões de frente, muita dança e qualidade. Espero ver coreografias limpas, afinal, qualidade é bem melhor do que quantidade."
"A desunião, e a falta de humildade reina no nosso carnaval, e esse é o grande problema dos nossos coreógrafos. É preciso entender que a disputa e a competitividade deve acontecer apenas na passarela do samba. Nosso Carnaval melhora sim, a cada ano que passa, mas ainda falta união. Em 2016 houve muitas falhas e dificuldades com nossas comissões de frente. Falhas por parte das agremiações e também por parte de nós, profissionais. O coreógrafo deve ter o controle de tudo, acompanhar roupa, o figurino, o elemento cênico. Se algo deu errado na avenida, faltou do coreógrafo controle e profissionalismo."
O que há de errado com as comissões de frente do carnaval capixaba?
"Comecei no GRES Rosas de Ouro, onde tive boa visibilidade e êxito, no ano seguinte, recebi o convite do Presidente Márcio Ricardo para comandar a comissão da Andaraí. Motivado e encorajado pelo nosso Carnavalesco, aceitei o desafio. 2017 será o meu terceiro ano na agremiação."
Como foi o início do seu trabalho coreografando comissões?
George Falcão é bailarino profissional, professor de samba, destaque premiado e atualmente é o coreógrafo da Comissão de Frente da Andaraí.
"A DESUNIÃO E A FALTA DE HUMILDADE REINA NO NOSSO CARNAVAL, E ESSE É O GRANDE PROBLEMA DOS NOSSOS COREÓGRAFOS".
(George Falcão)
ENTREVISTA COM GEORGE FALCÃO
Todos os direitos reservados ®