Unidos de Barreiros
Muito difícil falar deste desfile, pois simplesmente ele não aconteceu. A escola demorou, salvo engano, mais de trinta minutos para entrar. Veio com carros mal-acabados e fantasias faltando partes. Isso tudo numa transmissão ao vivo em rede nacional. Bom, mas a LIGA não pode reclamar, afinal de contas, a Barreiros no Grupo Especial 2016 foi a típica vaca no telhado: ninguém sabe como foi parar lá, mas todos sabiam que ia acabar mal. Resultado: franca favorita a cair.
 

Unidos de Jucutuquara
Jucutuquara fez um desfile que eu não via a escola fazer desde 2009. Com carros bem acabados, embora pequenos, ela conseguiu com seu samba de letra muito bem trabalhada, empolgar e mandar seu recado. Se essa coruja despertar de seu ninho novamente, muita coisa vai mudar nesse carnaval. Belíssimo desfile. Vai brigar com MUG e Piedade pelo título.
 

Pega no Samba
Me perdoem as comunidades de Consolação, Gurigica e São Benedito, mas nunca vi uma escola dar um mole tão grande!! Como uma escola me entra na avenida sem comissão de frente?? Erro primário!! As fantasias e os carros estavam bons, mas diante desta situação de passar em metade das cabines de jurados sem comissão de frente é o fim! Nem sei se a Pega se mantém no Grupo Especial, mas perde muitos pontos. Acho que pode até lutar com barreiros pra não cair, embora tenha feito um desfile muito melhor. Mas, sem pontuar num quesito tão importante como Comissão de Frente, o resultado será imprevisível, mas de uma coisa sabemos, passará bem longe do título.
 

Mocidade Unida da Glória (MUG)
Inquestionavelmente, o melhor desfile da noite. Carros grandiosos e bem iluminados. O desfile foi inferior ao do ano passado, na minha opinião, mas a qualidade técnica foi o tom principal de Cid Carvalho, que faz carnaval com o regulamento embaixo do braço, diferentemente do carnavalesco anterior. Deve ser a campeã, mas como cabeça de jurado e bunda de neném, a gente nunca sabe o que vem, pode ser surpreendida por Jucutuquara e Piedade em quesitos como Harmonia, conjunto e evolução.
 

Unidos da Piedade
Com certeza fez o seu melhor desfile desde que acompanho o carnaval (2002). Cresceu os carros e emplacou um samba muito bonito e fácil de cantar. Fora a bola dentro do enredo que está intimamente ligado ao cotidiano do capixaba!  O carro do incêndio na Vila Rubim, se tivesse uma iluminação teria surtido um efeito muito bom. Espero que a escola recontrate o carnavalesco Orlando Jr. Pela primeira vez, a mais querida está de fato na disputa pelo título.
 

Independente de Boa Vista
Acreditava que a Boa Vista faria um desfile para retomar o título, mas quando vi aquela “coisa azul” sem acabamento entrando na avenida, não acreditei que era um tripé da escola que teve a maior ascensão dos últimos anos. Realmente, deve piorar sua colocação em relação ao ano passado. Os carros, apesar de grandes, estavam mal aproveitados em seu espaço. Veja um exemplo, um carro enorme somente com um monte de balões em cima. Os balões estavam lindos. Mas, só isso num carro tão grande? O carro tem que transmitir o máximo de leitura do enredo possível, através de seus elementos cenográficos que são as esculturas e etc... mas só tinha balão. Luxuoso estava, mas e a leitura?? Acho que não disputa o título. Infelizmente, facilitou para as outras...
 

Império de Fátima (Escola convidada)
A caçulinha fez um desfile de quem estava disputando o Acesso! Melhor desfile de apresentação até hoje. Ano que vem dará trabalho no Grupo de Acesso.
 




Forte abraço a todos!!
 


 


* Wemerson Torres é funcionário público, colunista do site Viva Samba, formado em Letras pela UFES, pós-graduado em Língua Italiana pela UFES e Master pela Università di Torino/Itália.
 
Sugestões, críticas, elogios, etc. Entrar em contato via e-mail: wemersontorres@yahoo.com.br
ANÁLISE DOS DESFILES
DO GRUPO ESPECIAL
SÁBADO - 30/01
por Wemerson
Torres
Todos os direitos reservados ®
/vivasamba