Chegou o que Faltava
 
É nítido que a escola agora, depois de ser muito criticada no passado, vítima de trocadilhos com seu nome, afinal por muitos anos, ninguém sabia se a chegou “chegava ou não” no Sambão.  Isso mudou! A escola tem feito desfiles regulares e com técnica, o que não ocorria no passado. Parabéns à escola pela mudança de postura e pela seriedade! O samba é o que mais ouvi no CD. Claro que esse ano ela ainda não disputa. Mas, quem sabe ano que vem! Gostei muito da ala do fantasminha. Passou compacta. Pena que um carro quebrou.
 

Imperatriz do Forte
Eu esperava um desfile como nos últimos três anos, mas não empolgou muito, embora tenha uma ótima bateria. Carros com falta de acabamento. Destaque para a madrinha e a rainha da bateria que dão um show a parte. Sua colocação é uma incógnita, mas não ganha. Deve disputar com a Andaraí o terceiro lugar.
 

Independentes de São Torquato
Essa foi uma surpresa positiva. O samba era bem fraco. Parecia que queria dar conta de todo o folclore brasileiro e esqueceram da riqueza vocabular. Mas, fora isso, escola veio bonita e bem vestida. Os carros também estavam bem feitos. Destaco o tamanho do Abre-alas. Deve ficar em segundo....
 

Chega Mais
Um abre-alas impactante com um telão muito bonito. A escola tem demonstrado seriedade e comprometimento. Tem tudo para crescer muito nos próximos anos. Quando chegar ao especial, ninguém segura, mas ainda não tá preparada plasticamente para o título. Mas, deu um banho em muita escola antiga que está no acesso há anos.
 

Andaraí
Penso que a Andaraí precisa identificar em sua comunidade um enredo que motive Santa Marta a descer com a escola. Tal como aconteceu no enredo sobre o Rio Branco. É uma escola guerreira, mas bem fechada. Ninguém sabe se vem bem ou mal. Falta uma diretoria de comunicação forte que erga a escola e a divulgue. Não disputa o título. Que tal Paulo Balbino para 2017?? Foi com ele que a escola conseguiu as melhores colocações.
 

Tradição Serrana
A escola de Feu Rosa vem numa ascendente nos últimos três anos. Está mais organizada e mais motivada. Mas, as escolas da Serra precisam diversificar mais seus temas. Já está meio saturado falar sempre da Serra, ou de algo intimamente ligado ao município. Precisa melhorar ainda mais os carros, embora já tenha avançado bastante, se quiser sair do Acesso algum dia.
 

Novo Império
Eis a Campeã do Acesso!! A minha impressão é que a Novo Império sempre vem grande e chega na hora H, nada. Mas esse ano foi diferente. Um primeiro setor lindo. Fantasias e carros muito bonitos. Fez um desfile de grupo especial, não deixando sombra de dúvida sobre sua vitória, salvo se algo muito grave aconteceu mais a frente, fora do meu campo de visão. Parabéns, Família Imperiana!
 

Rosas de Ouro
Olha, gente! Muito triste ver uma escola com uma história tão bonita tentar há anos fazer um desfile bom e não conseguir. Agora então que vem uma nova escola da Serra, deve ficar ainda pior para ela captar destaque, que é algo também que a Rosas precisa fazer. Não cai mais, por que não há Acesso B. Mas, torço para que a diretoria encontre uma solução para botar a Rosas nos trilhos.
 





Forte abraço a todos!!
 


 


* Wemerson Torres é funcionário público, colunista do site Viva Samba, formado em Letras pela UFES, pós-graduado em Língua Italiana pela UFES e Master pela Università di Torino/Itália.
 
Sugestões, críticas, elogios, etc. Entrar em contato via e-mail: wemersontorres@yahoo.com.br
ANÁLISE DOS DESFILES
DO GRUPO A
SEXTA-FEIRA - 29/01
por Wemerson
Torres
Todos os direitos reservados ®
/vivasamba