A Chegou, neste ano chegou mesmo! Parabéns!
Quem esperava ver aquele desfile morno, com vontade do dormir, e “regularmente” repleto de “irregularidades”, que a escola de Goiabeiras, Chegou o Que Faltava, vinha apresentando nos últimos 5 anos, se surpreendeu com o desempenho da mesma. E esse bom desempenho, virou comentário de última hora no Sambão do Povo e nos camarotes.
Foto de Leonardo Soares (Gazeta On-line)
Destaque especial para o casal de mestre-sala e porta-bandeira que estava ricamente vestido e desenvolvendo uma coreografia regular. E isso permitiu que a escola, que já foi uma das mais tradicionais de Vitória, voltasse a sonhar com a possibilidade de ir ao Grupo Especial e voltar aos velhos tempos.
Foto de Leonardo Soares (Gazeta On-line)
Penso que a escola deverá se lembrar deste carnaval com muito carinho e espero que este desfile marque sua história como o início de uma nova era na Chegou!
Rosas de Ouro tentou fazer um carnaval brilhante, mas esqueceu-se do cronômetro!
A Rosas de Ouro da Serra era uma escola que prometia um desfile para não deixar dúvida no público sobre quem subiria para o grupo especial, mas a “maionese desandou” logo no início do desfile. A escola, a poucos minutos do sinal verde, ainda não conseguia trazer sua bateria para a formação da escola. Motivo? A mesma ainda não havia chegado ao sambódromo. Sanado o problema, a Rosas entrou na avenida com um abre-alas impactante.
Contudo, o que se viu daí pra frente foi uma escola bonita, mas com muitos problemas a serem superados, inclusive no acabamento dos carros seguintes, que pareciam faltar algo, talvez elementos cenográficos que lhes completassem o sentido. A bandeira , símbolo maior da escola, parece que não houve tempo hábil para as costuras de última hora, e a bandeira, então, teimava em não ficar fixa no seu suporte. Uma pena...
Mas, a Rosas sacudiu a arquibancada, mas pela rainha que pela bateria. Ingrid Milagres arrancava aplausos por onde passou. A mulata carioca, da Beija-flor de Nilópolis, sambou e se esbaldou, como se fosse ela, a única atração da escola. Parabéns à Rosas de Ouro pelo desfile!
A Venenosa empolgou com sua bateria!
A escola de samba Andaraí era uma das promessas da noite. Aliás, muitos já davam a Andaraí como forte favorita ao título até pela tradição da escola de surpreender quando o “jogo é a vera”. Mas, nem tudo foram flores para a verde e rosa de Maruípe. Os carros deixaram a desejar.
Mas, se eu pudesse dedicar esta coluna a uma ala da escola Andaraí, eu dedicaria às baianas. As tradicionais baianas da “cobra”, nunca perdem o compasso. Senhoras especiais e cheias de vida que abrilhantaram o desfile da escola.
Balanço Geral!
Na minha avaliação, que não é técnica, mas é opinativa e baseada na observação, o título será decidido em alguns quesitos e deve fatalmente ficar entre Andaraí e Chegou o Que Faltava, uma vez que a Rosas de Ouro ultrapassou o tempo regulamentar. Mas, acho que a Chegou apresentou um desfile mais técnico e regular. Deve, então, ganhar o Acesso.
Um Forte Abraço a Todos!
Wemerson Torres
* Wemerson Torres é diretor de comunicação da LIESES, funcionário público, colunista do site Viva Samba, formado em Letras pela UFES, pós-graduado em Língua Italiana pela UFES e Master pela Università di Torino/Itália.
Sugestões, críticas, elogios, etc. Entrar em contato via e-mail: wemersontorres@yahoo.com.br