Em tempo, 2013 chegou ao final... um pouco diferente que nos anos anteriores para o mundo do samba. As cadeiras dançaram com força total principalmente no quesito mestre-sala e porta-bandeira e eu sou totalmente favorável. Se quisermos profissionalismo não devemos ser bairristas a ponto de não acreditar na existência de quesitos fora de nossas comunidades, que podem trazer grandes notas ajudando num campeonato tão esperado. Até porque os jurados não avaliam a comunidade e sim o que esta sendo apresentado.
 














 
Acredito que a TRADIÇÃO de uma escola de samba deva ser mantida com respeito nas cores do pavilhão, reduto, velha guarda, alusivo... Hoje pouco se fala nos Dragões da Unidos Piedade o que outrora era carregado com orgulho no peito e coração dos apaixonados. Mas, o alusivo continua lá firme e forte morando naquelas montanhas e deixando o pelo do povo arrepiar.
 















 
Depois que comecei a fazer parte da equipe Viva Samba, aprendi a transitar nas agremiações com um olhar mais racional do que emocional, portanto uma escola que escolhe samba enredo apenas para agradar a comunidade ou porque o samba é a cara da escola pode não ser muito feliz na hora da abertura dos envelopes.
 
Voltando a dança das cadeiras, com o troca-troca algumas escolas ganharam outras perderam. A Boa Vista está apostando no segundo casal, a São Torquato está contando com a experiência do carnavalesco Carlitos Carlos, da costureira Marlene e do mestre Kira monitorando o bailado da Lais (sua filha) e seu mestre-sala. A Novo Império recuperou a Alana e está apostando no Anderson Luppi debutando como carnavalesco. A Imperatriz do Forte foi a mais beneficiada, a bateria está de cara nova com o mestre Renatinho que faz o diferencial, sem contar com o Diego e Vanessa que são os melhores na avenida atualmente.
 














 
A Mocidade Unida da Glória por sua vez que tinha o segundo casal excelente e agora terão a responsabilidade de defender um quesito que sempre foi muito forte naquele reduto, com certeza fará de um tudo para manter as notas máximas. Piedade e Pega no Samba parece que estão brincando de “escravo de jó” ou será que apenas trocaram de figurinhas, e nesse momento o Jocelino e Priscila terão a oportunidade de mostrar porque são mestre-sala e porta-bandeira, e o Alex Santiago carnavalesco deve lhes proporcionar tranquilidade nas fantasias. Roupa suja se lava na residência de cada um e no reduto dos outros temos que mostrar que somos realmente bons, e isso os dois casais já fizeram em suas apresentações. Gosto da leveza e simpatia da Gessia e Luzimar que abraçaram o pavilhão da mais querida e dançam como se estivessem em casa.
 
Tiro meu chapéu panamá todo trabalhado nas pedrarias e cristais swarovski para o Tony Silvaneto que calçou a sandália da humildade e está bailando lindamente como segundo casal na Jucutuquara, também, a Thais sua porta-bandeira, que a cada apresentação está surpreendendo todos e todas numa velocidade extraordinária.
 













 
Mas vamos combinar, que a menina dos meus olhos é a Thainá que deixou de ser segunda para defender o pavilhão da Venenosa de Maruipe, eita responsablidade. Não nego que tenho um carinho especial por ela e toda sua família que são lá do morro da Piedade, onde ela começou seu primeiro bailado como porta bandeira e estarei torcendo muito para que a mesma junto do seu mestre-sala levem notas máximas para a Andaraí. Estou na expectativa que o big bang do carnaval capixaba no quesito mestre-sala e porta-bandeira venha a ser os segundos casais de 2013 que passaram para primeiro casal em 2014.
 














 
Reza a lenda que estão acontecendo mudanças no carnaval capixaba e é verdade. Com a implantação do "Projeto Compasso" ministrado pela ex-porta bandeira Andressa Leal, percebemos que a qualidade em quadra dos casais de mestre-sala e porta-bandeira tem melhorado bastante incluindo a postura de alguns. Fato importantíssimo porque o bom sambista é elegante por natureza e não existe nada desagradável que você chegar numa quadra e ver os responsáveis pelo pavilhão com indumentária inadequada ou comportamento ilícito mesmo que não seja dia de apresentação. Um bom visual é o cartão de visita em qualquer ambiente. O recado fica estendido para todos os setores das escolas de samba.
 














 
A parceria da LIESES junto aos setores responsáveis para que acontecesse o curso de aderecista foi um grande passo para melhorar nosso carnaval. Este curso foi ministrado pelos professores Paulo Roberto Balbino carnavalesco da Unidos da Piedade com assessoria de sua companheira Elisa Coelho o amigo Claudo Souza que todo ano da sua contribuição em nosso carnaval. Tomara que continue e com uma adesão de alunos bem mais significativa. E que venham outros cursos. Parabéns ao presidente da LIESES Rogério Sarmento, mais um tiro certeiro desse batalhador que vem revolucionando o Carnaval Capixaba.
 














 
E o Ponto de Cultura Dona Maria Coroa na comunidade da Unidos de Jucutuquara bombou sob a coordenação da Diretora de Harmonia Marinilce Pereira, lá aconteceram capacitação em manicura e informática, cursos em pintura, artesanato e outros mais. Juntamente com o Ponto da Piedade estão de vento em polpa. Seria muito bom se todos os redutos de samba fossem contemplados com projetos sociais como tal. O grupo Raízes da Piedade lançou o CD Memórias II "Onde Mora o Samba", sou suspeita em falar, mas foi muito bem produzido pela SS Produções, sem contar que os sambas escolhidos foram de primeira. E viva Francisco Velasco que teve a iniciativa de lançar o primeiro memórias a dez anos atrás. O grupo lançou também mais uma remessa de camisas para a Bateria Ritmo Forte da Piedade se apresentar arrumada. Gosto de ver o trabalho daqueles jovens cheios de forças e boa vontade.
 
E temos sambista carioca passeando em nossa terra. Isso mesmo, o ex-presidente da Mangueira e músico Ivo Meirelles está quase que diariamente em nossas quadras. Será que está trazendo sua experiência durante o tempo que ficou na direção da Verde e Rosa do Cartola e Jamelão para nosso carnaval? Fiquemos no aguardo...
 


 












E se o carioca vem, o capixaba vai. O carnavalesco Peterson Alves da Mocidade Unida da Glória está mostrando seu talento na cidade do Rio de Janeiro, salve, salve!
 














 
Vamos combinar mais uma vez; sinto falta do verdadeiro samba no pé dos(a) passistas, falta do samba com a malandragem que os meninos tinham na conquista de suas parceiras, falta do requebro das cadeiras, do remelexo e rebolado das mulatas, ops, “desculpai”, não são mais mulatas são afrodescendentes. Lembro perfeitamente quando o Osvaldo Sargentelli e suas mulatas vieram fazer show na Unidos da Piedade, fiquei encantada com a irreverência única de cada uma delas na hora da apresentação e disse que queria ser igual quando crescesse, mas meus pais cortaram o mal pela raiz e me colocaram para estudar. Perdi de ficar rica!
 
Hoje os passos de samba são os mesmos em todas as quadras, e como diz nosso fotógrafo querido e apaixonado por escolas de sambas Reinaldo Nunes, olha a coreografia: “passinho dorminhoca, bate cabelo e chute pra cima”. O samba também sofre mutações. EVOLUÇÃO OU INVOLUÇÃO?
 
 
E VIVA SAMBA!
 









* Iamara Nascimento é funcionária pública, foliã apaixonada pelo carnaval e pela Unidos da Piedade, Conselheira Municipal de Cultura e Colunista do Site Viva Samba.
 
DESDE QUE O SAMBA É SAMBA
É ASSIM! CONFERE PRODUÇÃO?
por Iamara
Nascimento
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