“Treino é treino, jogo é jogo”
 
E faltando apenas uma semana para o inicio do carnaval capixaba 2015, os admiradores das escolas de samba estão acompanhando com todo entusiasmo os ensaios técnicos do Grupo A. E as duas primeiras agremiações a ensaiar no Sambão do Povo foram a Novo Império (que retorna a elite do carnaval capixaba, pois é a atual campeã do Grupo B) e também a Mocidade Unida da Glória, que é a atual vice-campeã do carnaval capixaba.
 
Lembro que os ensaios que são primordiais tanto para as agremiações – para que possam perceber em conjunto como se porta seus principais quesitos no palco principal do carnaval –, como também para o público, que tem a oportunidade de se aproximar das escolas de samba e entrar no clima dos desfiles que se aproximam (e estão participando efetivamente dos ensaios com um número realmente impressionante).
 
Veja, abaixo, minha analise dessas duas agremiações durante os seus ensaios técnicos:
 
NOVO IMPÉRIO - Provando ser uma das principais agremiações do carnaval capixaba, a Novo Império mostrou toda a força do seu “chão” nesse ensaio técnico que “marca” seu retorno a elite do nosso carnaval. A escola realmente me impressionou por sua organização, estrutura e principalmente a força dos seus quesitos. Sem falar no assombroso número de público e componentes que foram ao Sambão para prestigiar e abrilhantar ainda mais o espetáculo da família imperiana.
 
A comissão de frente que é comandada pela sempre competente coreógrafa Márcia Cruz (que estreia na escola após uma excelente passagem pela São Torquato), exibiu uma interessante coreografia, além da certeza de utilizar “elemento cênico” em sua apresentação oficial. A escola ainda levou para o ensaio os seus três casais de Mestre Sala e Porta Bandeira, com destaque para o primeiro casal Alana e Kleyson, que foram vibrantes como é de costume e demonstraram um pouco de sua continua evolução. Uma das coisas que me causou estranhamento foi o fato da ala de passistas possuir coreografia própria, algo que pessoalmente não me agrada, mas como pude perceber em outros ensaios, virou uma “epidemia” entre as agremiações do Grupo A.
 
A bateria da agremiação (que definitivamente é uma das melhores de nosso carnaval), se apresentou com o vigor de sempre, apesar de alguns “pequenos equívocos” aqui e ali, que só foram percebidos, pois acompanhei a bateria durante um longo tempo. Além disso, a sua apresentação foi repleta de atraentes bossas. E não posso deixar de citar o ótimo trabalho da harmonia da escola na entrada do segundo recuo, e que se repetirem no desfile oficial, será garantia de uma preocupação a menos.
 
E talvez o maior “contratempo” que a escola encontrou ao longo do seu ensaio, foi a “queda de rendimento” do samba e do andamento da bateria. Antes de mais nada, é notória a minha admiração tanto pelo samba (que considero um dos três melhores de nosso carnaval), como também pelo excepcional carro de  som da agremiação, mas foi evidente para qualquer um essa contrariedade. Talvez em razão do emocionante e avassalador inicio do ensaio, e onde o samba e a bateria se encaixaram de forma perfeita e emocionaram a todos que estavam lá, a escola não conseguiu manter o mesmo andamento após a primeira cabine de julgadores, só regularizando o “problema” momentos antes da saída do recuo. Resumindo, a Novo Império realizou um ensaio técnico quase perfeito e muito acima de minhas expectativas, na realidade, em comparação com os ensaios do Grupo B da semana anterior... a agremiação provou ser uma escola de Grupo Especial.
 
O Samba - A Novo Império vai levar para a avenida o enredo “Espelho, Espelho meu”, que serviu de base para elaboração de um dos melhores sambas do ano. Privilegiando uma ótima letra e uma rica melodia, o samba se define como um dos grandes destaques meio a uma safra tão convencional. O meu único receio para o desfile oficial é novamente o “samba” se acomodar na “zona de conforto” de seu andamento (pois quase não possui momentos de “explosão”), e acabar “arrastando”.
 




























MUG – Posso falar sem medo, o ensaio técnico da Mocidade Unida da Glória foi esplendoroso, e ainda me arrisco mais, foi o melhor ensaio técnico da história da agremiação. Vibrante, emocionante, empolgante e “quente”, sim “muito quente”, a escola deixou a “frieza” de anos anteriores pra trás e derramou o seu calor pelo Sambódromo Capixaba, conquistando a admiração de todos que foram até lá para prestigiá-la (ou a analisar).
 
A comissão de frente da MUG foi um espetáculo a parte e já demonstra o crescimento do quesito dentro do carnaval capixaba. Entre os pontos positivos estão a sua apresentação voltada ao julgador (eu sei... ano passado a agremiação também se apresentou assim, mas essa “quase obrigatoriedade” finalmente está sendo colocada em prática em outras agremiações, e esse fato deve ser louvado), e também devo citar a interessante coreografia da comissão de frente, repleta de movimentos sincronizados e muito dinamismo, fato que aumenta a dificuldade da apresentação (ficou evidente alguns erros de sincronia) , como também a possibilidade de ser uma das melhores do carnaval 2015 (ou a melhor).
 
E apesar de toda empolgação dos seus componentes, a escola cantou pouco, só “normalizando” esse importante fundamento nas alas subseqüentes a bateria. O primeiro casal da agremiação, David Tatu e Naymara não realizaram apresentações perfeitas (pois acabaram evidenciando alguns problemas de sincronia durante o ensaio), mas nada que abale a qualidade indiscutível do casal.
 
Agora vamos ao melhor do ensaio... que bateria pura ousadia é essa Mestre Junior? A bateria da MUG deu um show de competência, ousadia (me desculpem, tive que usar novamente a palavra!), técnica e empolgação. E devo agradecer a oportunidade de acompanhar de perto essa monumental bateria durante as quatro apresentações as cabines de julgadores, apresentações perfeitas, coesas, audaciosas, sincrônicas, intrépidas... sei lá, estou sem adjetivos para descrever o quesito e sua enorme capacidade de encantar! Além disso, devo exaltar que a bateria não oscilou ao longo do desfile (assim como o samba, que funcionou perfeitamente), e manteve o seu andamento nas “alturas”, e digo mais, a minha impressão é que a bateria e o carro de som terminaram o desfile com um andamento superior ao seu começo (e com a mesma qualidade). Agora tenho que falar, o Mestre Júnior abusa e abusa muito do titulo da bateria ser “pura ousadia”. Ele e seus diretores são tão audaciosos que ao longo do desfile a bateria vai trocando de posicionamento (a frente vai para trás e a parte de trás para frente) e somente após um longo tempo que retornam a posição original, isso aconteceu algumas vezes ao longo do ensaio. E sabe o que a bateria apronta na entrada no segundo recuo? Ela faz teoricamente o básico, entra de frente: reta, rápida e fazendo de tudo para não ocorrer erros (como não houve!). Mas não estamos falando de uma bateria qualquer, estamos falando da bateria “pura ousadia”, sendo assim, lá dentro do recuo ela precisa trocar de posição, pois a frente ficou nos fundo e os fundos na frente, mas não, em uma jogada de gênio do Mestre Junior e da harmonia da escola, essa reestruturação é dispensada, pois a bateria já está na forma ideal (marcação e caixas na parte de trás e chocalhos na frente), simplesmente pelo fato de antes de entrar no recuo já ter havido a troca.
 
Agora não posso deixar de dar uma dica: achei muito arriscado essa mudança (frente/trás) ocorrer na frente da cabine de julgadores, pois pra mim foi muito perceptível alguns desencontros harmônicos dentro da bateria durante a troca, são “pequenas falhas” que só são percebidas de perto, sendo assim, não indico fazer essa mudança na “cara do julgador”.
 
Em suma, a Mocidade realizou até aqui o mais empolgante, interessante e espetacular ensaio técnico de 2015, demonstrando com toda a força dos seus quesitos que é uma das principais favoritas ao titulo do carnaval capixaba 2015.
 
O Samba – Apesar dos grandes nomes que assinam a composição do seu samba (Dudu Nobre e Diego Nicolau), a obra da Mocidade é “convencional”, “funcional” e nela destaco a bela melodia do seu refrão do meio. O seu refrão principal é forte, a letra criativa, mas o samba se mantém durante toda a sua apresentação praticamente no mesmo “andamento”, e digo mais, se o carro de som da agremiação não tiver os devidos cuidados em “tirar a obra da zona de conforto”, o samba pode não ter o êxito que se imagina no desfile oficial.
 

































BOA VISTA - A poderosa agremiação de Cariacica é uma das grandes favoritas ao titulo do carnaval 2015, realizou um ensaio técnico organizado, realmente “técnico”, entretanto, “desprovido” de grandes emoções. E mesmo lotando o Sambódromo com seu grande número de componentes (e público), boa parte das alas cantou pouco ou mesmo participou dos momentos “coreográficos” ditados pelo samba.
 
A sua comissão de frente se apresentou de maneira “uniforme”, com boa coreografia e deu todos os indícios de utilizar elemento cenográfico em sua apresentação oficial, e pelo que vi, é promessa de uma interessante exibição.
 
O primeiro casal de mestre sala e porta bandeira da agremiação, os estreantes na agremiação Diego e Vanessa Benitez, foram simplesmente fantásticos e inegavelmente, demonstram ano a ano que são realmente os melhores do carnaval capixaba.
 
A escola ainda apresentou algumas alas coreografadas, e entre elas a sua ala de passistas, algo que se tornou um “viral” entre as agremiações nesse ano, mas devo deixar bem claro que essa opção em nada atrapalhou o quesito evolução da escola, tanto que efetuou uma entrada perfeita no recuo da bateria.
 
Já a bateria da agremiação (que indiscutivelmente é uma das melhores de nosso carnaval), realizou um ensaio técnico correto e eu diria até que por vezes “tímido”. Só deixando de se comprometer com seu “contido andamento” ao realizar uma “contagiante” bossa frente às cabines dos julgadores, sendo essa sua “maior” ousadia demonstrada durante o ensaio técnico.
 
O Samba - A atual campeã do carnaval capixaba novamente aposta em um samba leve, “descontraído” e com um refrão principal “popular” para homenagear os 450 anos do Rio de Janeiro. E ao escutar a obra, novamente sentimos aquela sensação de “dejá-vù”, mas nada que comprometa o seu bom andamento. E analisando pelo ensaio técnico, fica evidente a falta de “pegada” do samba da Boa Vista, mas ainda assim é uma obra extremamente funcional (ainda que inferior aos sambas de anos anteriores).
 




























JUCUTUQUARA – O ensaio técnico da Unidos de Jucutuquara impressionou pela organização, pela força de seus quesitos e principalmente pela ausência de erros, sendo facilmente exaltado como um ensaio “extremamente técnico”. E apesar de seus componentes exalarem felicidade e leveza no inicio de seu “treino oficial” (principalmente os membros da bateria, algo tão raro entre as agremiações capixabas), o restante do seu ensaio foi excessivamente “morno” e onde poucos componentes cantavam seu samba.
 
Vou deixar bem claro a minha posição em relação à exclusão de Kleber Simpatia do microfone oficial da agremiação, assim como analisarei friamente a atuação do novo carro de som da Jucutuquara, que hoje está sob os comandos de Andrezinho e China, até então, experientes cantores de apoio da agremiação.
 
Além da Unidos de Jucutuquara perder o melhor intérprete do carnaval capixaba na atualidade, sinto também a falta no carnaval 2015 da “maior voz de nosso carnaval, talvez em todos os tempos”, o brilhante Ricardinho Oliveira. O que falar desses dois grandes intérpretes? Vozes inigualáveis, um repleto de carisma, o outro de técnica, e dois cantores nitidamente diferenciados, mas que por ironia do destino ficaram de fora.
 
Voltando ao carro de som da Jucutuquara, não posso negar a falta de “uma voz de referência” na atuação do carro de som no ensaio técnico, mas também devo aclamar a explicita harmonia entre as vozes do atual carro de som. Sendo assim, é claro que a Unidos de Jucutuquara perdeu e muito com a saída de Kleber, mas os que ficaram, tiveram a coragem e estão bravamente defendendo o “mediano” samba da agremiação.
 
A nova comissão de frente da agremiação (que veio da Pega no Samba), me encantou com sua coreografia técnica, harmônica, perfeitamente coreografada e realmente diferenciada. E pelo que vi, promete ser uma das melhores desse carnaval.
 
Já o primeiro casal de mestre sala e porta bandeira, Luzimar e Gessya, estréiam na agremiação com a difícil missão de retornar com as notas 10 que a escola “colecionava” na época do casal João Felipe e Andressa. E em sua apresentação foi priorizado um “bailado clássico” (característica marcante da dupla), mas ainda acredito que o casal deve ter deixado o melhor para o desfile oficial, então vamos aguardar!
 
E não posso esquecer da bateria do mestre de Genivaldo, que apresentou uma atuação “correta”, “moderada”, e que pouco “ousou” durante todo o ensaio, mantendo sempre o seu ritmo e andamento característico.
 
Pelo que percebi, a Unidos de Jucutuquara aposta em um desfile técnico e na estréia do carnavalesco Osvaldo Garcia (vindo da Imperatriz do Forte), para que a escola novamente consiga brigar pelo titulo do carnaval capixaba 2015, uma missão difícil mas longe de ser impossível.
 
O Samba – Com um enredo que homenageia a cidade de Itapemirim, a Unidos de Jucutuquara apresenta no carnaval 2015 um dos mais “modestos” sambas de sua história recente. E classifico a obra de ano como estritamente “funcional” e onde destaco o seu interessante refrão do meio.
 































PIEDADE – Entre as agremiações do Grupo Especial A, a Unidos da Piedade foi a que menos componentes levou ao Sambão do Povo, e apesar disso, foi à escola que mais cantou o seu empolgante samba. Foi um ensaio bastante “técnico”, “contido” e até mesmo preocupante, pois apesar da agremiação defender em 2015 um enredo mágico e um samba poderoso, não achei que a agremiação realizou um “grande ensaio técnico”. E digo mais, se plasticamente a escola não apresentar um grande carnaval (que está a cargo do carnavalesco Alex Santiago, que retorna a escola), a Unidos da Piedade deve lembrar que está no grupo especial com escolas extremamente competentes e também de grande importância dentro do carnaval capixaba. Sejamos sinceros, disputar em um grupo onde constam os nomes da MUG, Boa Vista, Unidos de Jucutuquara e Novo Império não é brincadeira. E pelos ensaios que presenciei de todas elas, vai ser uma tarefa difícil. E posso dizer sem medo, o carnaval do Grupo Especial A promete ser espetacular e muitíssimo disputado, seja pelo titulo ou seja para ver quem vai cair para o Grupo B.
 
E não posso deixar de citar que “o esquenta” da agremiação foi extremamente vibrante e fez com que todos que estivessem próximos ao carro de som fossem capazes de captar a vontade e a garra dos seus componentes e de sua bateria. Bateria que está sendo extremamente questionada pelos membros da própria agremiação, mas analisando pelo ensaio técnico, podem ficar tranqüilos torcedores e componentes da Piedade, a apresentação da bateria foi excelente.
 
Ousada, bem ritmada e respeitando as características rítmicas da histórica bateria da agremiação, a bateria da Piedade continua a mesma, ou quase a mesma, pois me encantei com sua “molecagem” vibrante imposta pelos “jovens” diretores e seu mestre. Sinceramente, quanto vi que grande parte dos componentes da bateria eram muito jovens (posso dizer sem medo que 30% ainda são crianças), me preocupei com a manutenção do seu andamento, assim como uma possível “irresponsabilidade” dos seus membros, mas felizmente não foi isso que presenciei em seu ensaio, foi justamente ao contrário, uma batida “firme”, caixas e surdos bem nítidos, e tamborins perfeitos...salvem a “verdadeira” e ainda presente essência da bateria da Piedade, que mesmo se reciclando, ainda possui sua história presente em suas batidas.
 
A Comissão de frente da Unidos da Piedade (que teve que se reestruturar após a saída do coreografo e carnavalesco Paulo Balbino), apresentou uma intrigante coreografia e que realmente me deixou muito curioso para assisti-la no desfile oficial. E pelo que vi de todas as agremiações, esse ano as escolas e seus coreógrafos apostaram na criatividade (até que enfim!!!), e pelo visto, teremos em 2015 um ano sensacional em se tratando de comissões de frente, e sem dúvida a da Piedade está entre elas.
 
O primeiro casal de mestre sala e porta bandeira da agremiação, Diego Falcão e Jaqueline Gomes, que não puderam vir ao ensaio técnico devido a compromissos na escola que defendem no Rio de Janeiro, a Cubango, foram substituídos pelo segundo casal da Piedade, e que apesar de demonstrar todos os esforços para realizar uma boa apresentação, ainda é perceptível um nível técnico muito inferior aos demais primeiros casais do grupo A.
 
A Unidos da Piedade possui um dos melhores enredos do carnaval 2015 (se não for o melhor), o melhor samba do ano, uma bateria repleta de qualidades e componentes realmente apaixonados. E para sonhar com o titulo só falta o carnavalesco Alex Santiago realizar sua mágica e encantar aos julgadores e público no desfile oficial com sua parte plástica (fantasias e alegorias). Sem isso, dificilmente a Piedade pode sonhar com uma boa colocação.
 
O Samba – Cantando os 60 anos de sua historia, a Unidos da Piedade dispara na frente de suas concorrentes e apresenta o melhor samba do carnaval 2015. Empolgante e repleto de nostalgia, o seu samba foi construído por consagrados compositores da agremiação que juntos proporcionaram aos foliões uma obra valente e realmente apaixonante.
 



Gustavo Fernando.
 


 
* O Colunista Gustavo Fernando é estudante de Comunicação Social, sambista, comentarista de carnaval da Rádio ES AM, compositor e pesquisador de Carnaval.
 
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ANÁLISE DOS ENSAIOS TÉCNICOS DO GRUPO A
por Gustavo
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