CHEGA MAIS (CONVIDADA)
 
A agremiação do Morro do Quadro desfilou em 2014 contando a história do rádio através do seu enredo. Novamente a Chega Mais se apresentou como escola convidada e podemos dizer que fez a sua melhor apresentação desde o seu retorno. Foi um desfile digno e no mesmo nível técnico das escolas pertencentes ao grupo de acesso.
 
O grande destaque foi o bom samba e também a atuação da equipe musical (a melhor da noite). Novamente com uma boa atuação de Fernando Brito como intérprete oficial e demonstrando que pode trilhar os caminhos de seu irmão em qualquer escola, seja no grupo A ou B. Tudo em sintonia com sua competente bateria – dentro das possibilidades do grupo de acesso.
 





















Sua comissão de frente apenas apresentou a escola e a apresentação do primeiro casal de mestre sala e porta bandeira foi uma situação tão constrangedora quanto preocupante. Precisamos formar casais urgentes para o carnaval capixaba, pois não observo um crescimento nos jovens casais que estão despontando aí. Será que o caminho vai ser “importar” casais? Gostaria que a resposta fosse não, porém não vejo outro caminho. O casal não possuía o mínimo entrosamento ou se apresentaram com condições de qualquer julgamento. Sem falar na indumentária (muito mal vestidos), e no nervosismo estampado no rosto da jovem guardiã do pavilhão da escola.
 
Outro grave problema da apresentação da agremiação foi à falta de qualidade de sua parte plástica (fantasias e alegorias). Ambas sem leitura, apesar da boa qualidade do abre alas.
 
Definitivamente a Chega Mais não disputaria o título se ele estivesse em jogo, porém acredito que sua diretoria e sua comunidade devem dormir satisfeitas e com o sentimento de dever cumprido.
 
 
CHEGOU O QUE FALTAVA
 
A Chegou o que Faltava foi à segunda agremiação a entrar no Sambão do Povo e apresentou o enredo “Joga-se búzios, cartas e tarô. Traz seu amor de volta em 5 dias”.
 
A Agremiação fez uma apresentação digna, porém aquém das outras concorrentes diretas.
 
O samba não funcionou como o esperado e a sensação é de que o samba é um grande “retalho” de várias e várias melodias conhecidas. Posso afirmar que o samba até possui alguns bons momentos, porém não foi um samba que funcionou.
 





















A comissão de frente que trazia alguns integrantes sobre pernas de pau soou como uma boa ideia, porém sem coreografia alguma a boa ideia se torna um fraco desenvolvimento. É assim que podemos classificar a apresentação do quesito e que deve receber notas coerentes com sua fraca apresentação.
 
E assim como a primeira escola a desfilar na noite, a Chegou o que Faltava também apresentou um primeiro casal de mestre sala e porta bandeira sem noção alguma da arte que estavam representando. Novamente devem perder pontos em um fundamental quesito. Tudo em razão de uma fraca apresentação do casal e onde era nítida a falta de entrosamento entre eles. Posso afirmar que foi um “bailado” sem leveza e sem a mínima presença dos movimentos obrigatórios.
 
Outro ponto negativo foi à falta de beleza plástica (fantasias e alegorias), e também posso citar uma grande falha no quesito evolução. A escola começou muito lenta e acabou tendo que correr no final, prejudicando também os quesitos harmonia e conjunto.
 
Definitivamente a Chegou o que Faltava em 2015 vai desfilar no grupo de acesso, contudo apresentou uma melhora em relação aos anos anteriores.
 
 
ROSAS DE OURO
 
A agremiação serrana se apresentou para o público com o enredo “Entre todas as Rosas a mais bela sou eu”, uma reedição de um dos seus desfiles e realizou a melhor apresentou da noite tornando-se uma forte concorrente ao titulo.
 
A sua comissão de frente não possuía coreografia técnica e apenas apresentou a escola, assim como seu samba que teve uma atuação apenas funcional.
 
Como destaques, cito a sua parte plástica (uma das melhores da noite ao lado da Tradição Serrana), sem falar na excelente apresentação do primeiro casal de mestre sala e porta bandeira. O único que verdadeiramente podemos considerar levar a julgamento na noite.
 





















E não posso deixar de citar a presença imponente de sua rainha de bateria Luziane Siqueira, que brilhou como em anos anteriores.
 
Novamente a Rosas de Ouro se apresentou de maneira superior as outras agremiações do grupo de acesso e pode começar a sonhar com o título, porém como em anos anteriores a escola se apresentou com grande qualidade plástica e acabou pecando em quesitos fundamentais: Harmonia, Conjunto e Evolução. A Rosas apresentou problemas gravíssimos nos quesitos citados ao pecar por um mau gerenciamento do seu tempo e se prejudicou ainda mais durante a apresentação do primeiro casal na última cabine de julgadores, onde acabou abrindo um “buraco” gigantesco. Tudo faltando menos de 50 metros para encerrar seu desfile.
 
 
TRADIÇÃO SERRANA
 
A Tradição Serrana encerrou os desfiles do primeiro dia do carnaval capixaba apresentando um bom desfile e concorre diretamente com a Rosas de Ouro pelo título do acesso em 2014.
 
Com muita irreverência, a Tradição Serrana encantou o público presente com uma comissão de frente bem coreografada e cativante. Assim como seu simples e eficiente samba, o mais cantado da noite – mesmo não sendo o melhor em qualidade (letra e melodia). Lembrando que o samba funcionou mesmo sem a ajuda de um hesitante carro de som e uma bateria com graves problemas de afinação em suas caixas.
 





















Um dos pontos a favor da agremiação foi qualidade de suas fantasias (tão boas quanto as da Rosas de Ouro, se não forem superiores!), porém plasticamente suas alegorias eram inferiores. Também posso afirmar que a apresentação do primeiro casal foi apenas correta e devem perder importantes pontos.
 
A Tradição Serrana conta com um bom histórico para garantir o título do acesso e repetidamente pode surpreender uma Rosas de Ouro muito mais apresentável, porém ainda ingênua em se tratando de fazer carnaval.
 

Gustavo Fernando.
 

 
* O Colunista Gustavo Fernando é estudante de Comunicação Social, sambista, comentarista de carnaval da Rádio ES AM, compositor e pesquisador de Carnaval.
 
Sugestões, críticas, elogios, etc. Entrar em contato via e-mail: gusfcoutinho@yahoo.com.br
ANÁLISE DOS DESFILES DO GRUPO DE ACESSO - QUINTA-FEIRA
por Gustavo
Fernando
Todos os direitos reservados ®
/vivasamba