A Unidos de Jucutuquara levou ontem ao seu ensaio técnico uma verdadeira multidão, tanto de público – que se espremeu ao longo do Sambão do Povo para acompanhar sua apresentação –, como também pelo enorme número de componentes, sem a menor dúvida o maior desse ano.
A agremiação desfilou pelo Sambão do Povo seus quesitos que serão responsáveis por representar o enredo “Oh Bahia Ó”, que promete mostrar todos os encantos da Bahia e conquistar em seu desfile oficial o público e também os julgadores.
Um dos grandes problemas enfrentados ontem pela agremiação foi além da falta de energia elétrica – que atrasou o ensaio em mais de uma hora –, também a falta de energia do primeiro setor da escola. Toda a primeira parte do desfile (Comissão de frente e várias alas coreografadas), simplesmente não cantavam, foi um inicio de ensaio frio e pouco empolgante.
A comissão de frente coreografada pelo premiado Andrezinho Castro, não apresentou nenhuma grande novidade em relação às ultimas coreografias, mas novamente deve ser responsável por conseguir boas notas por sua apresentação.
O primeiro casal Bruno e Thalita, se apresentou de maneira competente e ouso afirmar que a dupla está em sua melhor forma desde que assumiram o pavilhão da escola.
Algumas alas coreografadas que estavam após a bateria se apresentaram de maneira muito elogiosa, assim como foi o ensaio da agremiação de seu meio para frente – muito em razão de uma maior proximidade com a bateria.
O samba de enredo, que apesar dos elogios excessivos considero que é melhor tecnicamente do que afetivamente, se apresentou também de maneira irregular. Poucas pessoas cantando e com apresentação fria. Muito diferente do carro de som da agremiação e sua bateria, ambas em grande sintonia e esses sim cantando e vibrando com o hino da Nação Jucutuquara.
A grande qualidade dos principais quesitos da Unidos de Jucutuquara, aliada a parte artística comandada pelo vitorioso carnavalesco Orlando Júnior, colocam novamente a Jucutuquara em evidência para disputar o título em 2014 e quem sabe um desfile memorável, pelo menos é isso que a escola transpôs com o ensaio de ontem.
Um bom Desfile a Jucutuquara,
Gustavo Fernando.
* O Colunista Gustavo Fernando é estudante de Comunicação Social, sambista, comentarista de carnaval da Rádio ES AM, compositor e pesquisador de Carnaval.
Sugestões, críticas, elogios, etc. Entrar em contato via e-mail: gusfcoutinho@yahoo.com.br