Chegamos à reta final e ansiosamente digo que só faltam poucos dias para o tão aguardado sinal verde que dará inicio aos desfiles das escolas de samba em 2014. Com isso a correria entre as agremiações aumenta (para colocar tudo em dia), enquanto também aumenta a curiosidade dos sambistas em relação ao que vai ser apresentado por suas agremiações no Sambão do Povo. E nada melhor que os tão aguardados ensaios técnicos para materializar e potencializar as teóricas favoritas ao título e também revelar em quais quesitos as escolas se destacam verdadeiramente fora de sua quadra. Também é possível observar quais sambas e carros de som se sobressaem, assim como as surpresas preparadas pelas baterias, mestre salas e porta bandeiras e também termos um aperitivo do que as comissões de frente prepararam para o desfile oficial.
Com isso vou fazer breves comentários sobre os fatos que mais me chamaram atenção nos ensaios técnicos da semana passada – realizado pelas agremiações do Grupo B (Barreiros, São Torquato, Novo Império, Imperatriz do Forte e Andaraí).
Antes de começar vou citar uma frase já notória no mundo do carnaval “será a grande campeã do carnaval a escola que errar menos”. Sim, é verdade, também como é verdade que além da escola ser forte em grande parte dos quesitos (Mestre Sala e Porta Bandeira, Comissão de frente, Fantasias, Alegorias, Conjunto, Enredo, Evolução, Harmonia, Bateria e Samba Enredo), também é necessário organização, principalmente em relação a fantasias e alegorias, algo que algumas agremiações ainda não dão a devida importância (como assim?). Lembro que esses quesitos serão primordiais para compor além de suas notas, também a nota no quesito conjunto, e para o julgador, quanto mais uniforme for o desfile (sem grandes variáveis entre os quesitos), maior a chance de a escola ser a campeã, e com isso duas escolas estão se sobressaindo no quesito organização: Mocidade Unida da Glória e Boa Vista. Ambas com seus barracões apenas finalizando os trabalhos para o dia do desfile oficial.
Em relação aos ensaios técnicos da semana passada fiquei muito empolgado com o que vi. As escolas estão cada vez mais tendo a verdadeira noção da importância de um ensaio técnico e estão se preparando e apresentando com seriedade e principalmente vontade, ambas as características que demonstram uma maturidade de nosso carnaval.
Outro fato importante e a quantidade de componentes que as agremiações levaram ao Sambão do Povo, uma quantidade tão numerosa quanto à de foliões que foram acompanhar os ensaios. Isso demonstra o crescimento de nosso carnaval e a credibilidade junto ao público. Muito em razão de um trabalho sério realizado pela Lieses, e também pelas agremiações.
Em minha opinião o grande destaque dos ensaios técnicos da semana passada foi a Imperatriz do Forte. A escola que mais se fortificou para o carnaval 2014, demonstrou maturidade e potencializou seus quesitos em busca de um só objetivo: ser a campeã do Grupo B. A agremiação trouxe da atual campeã do carnaval capixaba (MUG) o mestre de bateria Renatinho, assim como o melhor casal de mestre sala e porta bandeira do estado, os irmãos Diego e Vanessa. Em relação a esses nenhuma dúvida que arrebentaria, já em relação à apresentação da bateria berço do samba, muitas dúvidas. Será que o mestre Renatinho conseguiria repetir a qualidade de suas baterias anteriores em outra agremiação. Sim, conseguiu. Confesso que a junção do samba com a irretocável bateria da Imperatriz foi o ponto alto dos ensaios técnicos da semana passada e me fez arrepiar.
A Imperatriz tem um grande samba nas mãos e uma bateria que tem tudo para ser nota 10, além é claro de ser também forte em outros quesitos, com isso não tenho dúvidas que a agremiação possui fortes atributos para ser colocada como teórica favorita ao título ao lado da Novo Império, que novamente demonstrou em seu ensaio a força de sua comunidade e também uma grande apresentação de sua bateria e do repatriado primeiro casal Alana e Kleyson.
Outro destaque foi à apresentação de Ricardinho pela São Torquato, confesso que fazia algum tempo que não via o intérprete tão à vontade com um samba como nesse ano. Acredito que o samba é um dos melhores do ano e com a atuação de Ricardinho tão vibrante como eu vi, podem abrilhantar ainda mais o desfile da agremiação.
Barreiros e Andaraí realizaram ensaios técnicos coerentes e por vezes vibrantes, e ambas as agremiações respeitaram o público presente e suas respectivas comunidades com muita alegria e organização, principalmente em relação a seus carros de som e suas respectivas baterias.
Em se falando de teoria, ouso ressaltar que pelo que observei nos ensaios técnicos, Imperatriz do Forte e Novo Império são as favoritas ao titulo do Grupo B, enquanto São Torquato, Andaraí e Barreiros prometem surpreender e quem sabe expurgar essa previsão.
Um bom Desfile a todas,
Gustavo Fernando.
* O Colunista Gustavo Fernando é estudante de Comunicação Social, sambista, comentarista de carnaval da Rádio ES AM, compositor e pesquisador de Carnaval.
Sugestões, críticas, elogios, etc. Entrar em contato via e-mail: gusfcoutinho@yahoo.com.br