Olá internautas! Antes que os bairristas de plantão me crucifiquem por só ter falado de sambas do Rio de Janeiro, já adianto que o assunto hoje é samba capixaba! Mas apesar disso, não vou deixar de citar o samba carioca, pois foi lá que todo começou e de onde devemos tirar os bons exemplos.
Uma das coisas que mais adoro ao visitar as quadras do Rio de Janeiro é ouvir os sambas das coirmãs sendo cantados nas quadras de suas concorrentes. Mangueira cantando sambas da Portela e Beija-flor, Tijuca cantando sambas da Mocidade e da Vila Isabel, Salgueiro cantando sambas da Grande Rio e da Mangueira e assim por diante. É muito difícil você ver um ensaio de escola de samba carioca onde em que pelo menos em um bloco não seja cantado sambas de outras escolas. Os clássicos cariocas animam o público, agitam as quadras e criam laços mais fortes entre as agremiações e fortalece cada vez mais o carnaval carioca.
E ai fico me perguntando... Por que aqui no ES nas quadras capixabas raramente ouvimos sambas de outras escolas capixabas? É mais fácil ouvir sambas do Rio ou de São Paulo do que os sambas capixabas. Qual será o motivo? Vou tentar entender esse fenômeno levantando algumas questões:
1) As escolas capixabas são rivais e inimigas – Essa justificativa tem até uma certa lógica, pois no nosso carnaval lamentavelmente ainda vemos muito torcedor fanático que não sabe distinguir concorrência de rivalidade. Temos que lembrar que na avenida, no dia do desfile, as escolas são concorrentes e não rivais! Rivalidade não leva a nada e só enfraquece nosso carnaval. Graças a Deus essa postura arcaica de alguns sambistas está ficando enfraquecida. É tão bom chegar na quadra de uma coirmã com a camisa da minha agremiação e ser recebido com carinho e respeito. Mas infelizmente ainda não dá pra ir com a camisa de minha agremiação em todas as escolas capixabas, em algumas ainda sinto o olhar de repudio, de desconfiança e de ódio de alguns torcedores. Espero um dia ver essa triste realidade capixaba mudando, estamos no caminho, muito já melhorou, mas temos uma longa caminhada pela frente. Quem sabe cantar os sambas de sua concorrente não seja o primeiro passo para que essa rivalidade acabe. Fica a dica!
2) Os intérpretes capixabas não conhecem os sambas capixabas – Infelizmente essa também é uma triste realidade. Muitas vezes os intérpretes não conhecem nem todos os sambas da própria agremiação que ele defende, imagina das outras concorrentes. Essa desatenção de nossos intérpretes leva a uma repetição de sambas e uma mesmice nos ensaios. Quem já não está cansado de chegar nas quadras capixabas e ouvir “Explode coração... na maior felicidade” ou “Domingo... eu vou ao Maracanã” ou “Hoje eu vou tomar um porre”... porque não variar um pouco e cantar também sambas capixabas. Outro fato que me preocupa, é ouvir a seguinte frase de um intérprete: “Eu sei sim cantar os sambas capixabas e adoraria cantar, mas a escola proíbe”... Ai voltamos ao item 01 desse texto... E ai diretores e presidentes? Vamos demorar mais quanto tempo para transformar essa rivalidade em apenas concorrência na avenida?
3) Não temos sambas capixabas imortais – Essa é a pior de todas as desculpas, temos sambas imortais sim! Vasculhando a discografia do nosso carnaval, que inclusive boa parte dela demos disponíveis aqui no Site Viva Samba, é possível encontrar sambas maravilhosos, clássicos e imortais que com certeza se fossem cantados nas nossas quadras certamente iriam agradar e muito. Quem não se lembra da “Maria Tomba Homem” do Pega no Samba, ou do samba do “Café” da MUG, ou do samba “Do Marlin Azul” da Boa Vista, do samba das “Máscaras” da Jucutuquara, entre tantos e tantos outros.
É desses e de outros maravilhosos sambas capixabas que vou falar hoje, sambas que amo, que canto aos quatro ventos, que escuto diariamente no som do carro e que sempre quando vou nas quadras fico torcendo para ouvi-los, mas muitas vezes não ouço.
1978 – “O Esplendor da Natureza” – Novo Império – Dos inúmeros sambas maravilhosos da Família Imperiana não podia deixar de destacar o clássico de 78 que até hoje emociona e arrepia todos nós que somos amantes do carnaval e dos bons sambas enredo. Com esse samba a Novo Império conseguiu seu primeiro campeonato e quebrou uma sequência de cinco vitórias consecutivas da Unidos da Piedade. Esse samba virou hoje um hino exaltação à Novo Império:
Faço versos com as estrelas
Sob a luz do luar
Esperando o sol raiar
Para o dia clarear
Ouça o samba 1978 da Novo Império na íntegra:
1986 – “Tipos Populares de Vitória” – Pega no Samba – Esse sem dúvida é o samba mais conhecido e mais cantado do carnaval capixaba, se alguém tem alguma dúvida se cantar samba capixaba na sua quadra vai fazer sucesso, comece com esse clássico imortal de nosso carnaval, tenho certeza absoluta que sua quadra vai enlouquecer. O Pega não foi campeã em 1986, mas levantou a taça em 2007 no Grupo de Acesso reeditando esse clássico. Quem é sambista de verdade se arrepia ouvindo:
Quero ver pegar,
Oi, quero ver pegar
Maria Tomba Homem,
Camburão vai te levar
Ouça o samba 1986, reeditado em 2007 da Pega no Samba na íntegra:
2003 – “360° - Vitória uma viagem em torno de ti” – Boa Vista – Esse mega sucesso da Boa Vista ficou apenas em sétimo lugar no desfile de 2003, mas virou um clássico e um "chiclete" na boca dos sambistas capixabas, todo mundo canta em alto e bom som o delicioso refrão:
Eu já pesquei
Meu marlin azul.
Da sua casquinha eu provei
Da torta eu gostei,
Por sua moqueca me apaixonei.
Ouça o samba 2003 da Boa Vista na íntegra:
2004 – “Mármore e granito - A força das pedras no Espírito Santo” – Andaraí – Basta a verde e rosa de Maruípe começar a entoar os primeiros acordes desse lindo samba para que sua quadra fique enlouquecida. Mesmo com a polêmica gerada na época em torno do trecho “Coliseu que ousadia, palco de guerreiros medievais” não tirou a beleza e alegria desse samba contagiante que faz muito sucesso até os dias de hoje:
Vou cantar, vou sonhar
Ver o fogo nascer
Minha pedra lascar
Pode crer
(vou cantar, vou sonhar, vou zuar)
Ouça o samba 2004 da Andaraí na íntegra:
2005 – “Quem é você? As máscaras que ocultam também revelam” – Unidos de Jucutuquara – Um dos grandes sambas da Nação é também um dos mais conhecidos e cantados em sua quadra. Foi vice-campeão no desfile de 2005 mas marcou a história da agremiação como um dos seus mais belos carnavais. Quem nunca cantou e se emocionou com esse lindo samba:
Quem é você quero saber
Me diz seu nome por favor
O baile está quase terminando
E com Jucutuquara vou bailando
Ouça o samba 2005 da Unidos de Jucutuquara na íntegra:
2006 – “Quente como o inferno, puro como um anjo, doce como o amor. Quem vai provar? Quem vai querer? Eu sou o Café e o meu banquete é para você” – Mocidade Unida da Glória – Sem sombra de dúvida o samba mais popular e conhecido da escola da Glória e um dos mais populares do Carnaval Capixaba. Por onde a MUG passa basta iniciar os versos “No coração da África, a plantação fantástica” que o povo já enlouquece. Sucesso na quadra da vermelho e branco de Vila Velha e sucesso em qualquer quadra onde o samba é cantado. Recebeu até o título de “Melhor samba capixaba de todos os tempos” em um concurso realizado pela Liga das Escolas de Samba. Me acabo de cantar:
Bota água pra ferver
Essa noite eu brindo a você
Com o sabor do prazer
Um aroma de enlouquecer
Quem vem de longe já sabe o que é
É o meu café!
Ouça o samba 2006 da MUG na íntegra:
Por hoje é só amigos, acredito que apresentei seis ótimas razões para que os sambas capixabas sejam cantados nas quadras de nossas escolas de samba. Minha mensagem é de alegria, valorização de nossos sambas, fim das rivalidades bobas, dos bairrismos. Para termos um carnaval capixaba forte precisamos de todas as escolas fortes, unidas, confraternizando umas com as outras e valorizando nossos sambas! Espero que da próxima vez que entrar numa quadra capixaba, além de ouvir os sambas cariocas e paulistas, possa ouvir também os sambas capixabas sendo exaltados. #querosambacapixaba
Um forte abraço a todos e Viva Samba!!!
Armando Chafik
* Armando Chafik Filho é Pedagogo, Mestre em Educação, professor universitário, Diretor do Site Carnavalesco Viva Samba, um fanático por carnaval e sambas-enredo!
Sugestões, críticas, elogios, etc. Entrar em contato via e-mail: armandochafik@hotmail.com