Your browser does not support the audio tag.
Your browser does not support the audio tag.
Your browser does not support the audio tag.
Your browser does not support the audio tag.
Olá internautas! Eu sou do tipo fanático por samba-enredo, daqueles que ouvem o gênero durante os 365 dias do ano, dos antigos aos mais modernos, dos capixabas aos cariocas (passando pelos paulistas), dos do Grupo Especial aos do Grupo de Acesso, ouço tudo... Aliás, ouço, re-ouço, tri-ouço!
 
Por saber que não sou o único, nesse “bando de loucos por samba”, resolvi estrear essa coluna aqui no Site Viva Samba para compartilhar com vocês internautas um pouco do que estou ouvindo no meu dia a dia, apresentar os sambas que mais gosto, comentar sobre eles, sobre os desfiles e algumas curiosidades do carnaval... De todos os tempos e de todos os lugares!
 
Essa semana pouco antes de sair para o trabalho parei em frente aos meus CDs de samba-enredo e fiquei ali olhando um a um, sem pressa, tentando escolher a melhor opção para começar bem a semana e também para esquecer um pouco os sambas de 2014 que estou ouvindo sem parar desde o ano passado!
 
2011... 2012... 1978... 1981... 2005... 2006 é isso! Fazia um bom tempo que não ouvia os sambas de 2006, não os sambas do Especial, mas os sambas 2006 do Grupo de Acesso A do Rio de Janeiro, mal peguei o CD nas mãos e já veio na mente o animado samba da União da Ilha sobre a cidade mineira de São João Del Rei, que na minha opinião é um dos mais deliciosos de se ouvir nesse CD, me acabei no dia desse desfile e não me canso de cantar “Alegria! É a Ilha! A cantar, vem na Maria Fumaça, vem que eu vou te levar”
 
Apesar de gostar de todos os 10 sambas do CD, tenho os meus favoritos e na coluna de hoje vou falar um pouco e disponibilizar para vocês os meus 04 sambas favoritos do Grupo de Acesso A do Rio de Janeiro de 2006, então vamos a eles:
 
1º) UNIÃO DA ILHA – “As Minas Del Rei São João”
A União da Ilha conquistou com esse desfile o 3º lugar no Grupo de Acesso, mas para muitos era ela que merecia ter sido a campeã. O desfile da Ilha realmente foi muito alegre, divertido e empolgante. Como me acabei de dançar com esse samba, que é o meu favorito, nem prestei muita atenção na parte técnica do desfile e por isso prefiro não entrar nessa discussão se merecia ou não! O importante é que foi um desfile no “padrão Ilha do Governador”. Ouvi esse samba inúmeras vezes essa semana e simplesmente amo o refrão do meio:
 
Se olho comprido trás má sorte? Eu sei lá!
Seu padre se a moça é solteira? Dá azar!
Vai virar mula-sem-cabeça, eu quero ver
Essas beatas credo em cruz, é bom benzer
 
Ouça o samba 2006 da União da Ilha do Governador na íntegra:
 

 
Veja um trecho de como foi o desfile da União da Ilha na Marques de Sapucaí:
 



















2º) ARRANCO – “Gueledés, o Retrato da Alma”
O Arranco do Engenho de Dentro é uma escola tradicional da Zona Norte carioca, que teve uma breve passagem pelo Grupo Especial do carnaval carioca nos anos de 1978 e em 1989 (essa história conto em outra coluna). O enredo proposto pela Arranco não era inédito, contar a história das máscaras já havia sido enredo da Unidos da Ponte e da Tradição no Rio de Janeiro e da Unidos de Jucutuquara em Vitória em anos anteriores. O diferencial proposto pelo carnavalesco era de acrescentar toques místicos e afro brasileiros ao desfile. Esse samba do Arranco é magnífico, curto, fácil de cantar e de uma poesia incrível. Considerado por muitos críticos o melhor samba de 2006, outra curiosidade desse desfile foi a esteia do Zé Paulo como primeiro intérprete.
 
Sou a alma, sou a cara
Sou o retrato
Que retrata o que na alma
Eu sou de fato! Gueledés...
 

Ouça o samba 2006 da Arranco na íntegra:
 

 
Veja um trecho de como foi o desfile da Arranco na Marques de Sapucaí:
 


















 
Não sou muito fã de reedição de enredos, mas no CD de 2006 tem duas reedições de sambas que não consegui resistir e tive de colocá-los entre os meus favoritos. Estácio de Sá e Tradição reeditaram os sambas: “Quem é você?” da própria Estácio no ano de 1984 e a Tradição reeditou o samba campeão do Salgueiro de 1969 “Bahia de todos os Deuses”.
 

3º) ESTÁCIO DE SÁ – “Quem é você?”
O desfile da Estácio foi o campeão do Grupo de Acesso de 2006, muita gente criticou dizendo que não foi merecido. Eu assisti ao desfile, particularmente gostei muito e achei o resultado justo. Muitas críticas a escola foram feitas em função do seu carnavalesco Paulo Barros e suas ditas “inovações”. Eu particularmente acho o Paulo um “carnavalesco montanha-russa”, ou seja, tem seus altos e baixos! E o desfile da Estácio, dentro das limitações financeiras do Grupo de Acesso, foi um dos trabalhos dele que me agradou. Sem contar que esse samba é delicioso e levantou a Sapucaí.
 

Vem de lá, vem de lá, vem de lá, ô ô ô
Vem de lá, vem de lá, vem de lá
Um abraço forte dado com amor
 

Ouça o samba 2006 da Estácio de Sá na íntegra:
 

 
Veja um trecho de como foi o desfile da Estácio de Sá na Marques de Sapucaí:
 


















 
4º) TRADIÇÃO – “Bahia de todos os Deuses”
A Tradição conquistou o 4º lugar nesse ano, muito em função desse samba clássico, conhecido por todos e do talento criativo de seu carnavalesco Orlando Júnior, que mesmo dentro das poucas condições financeiras da escola conseguiu tirar da palha e dos materiais simples um belo desfile.
 
Zum, zum, zum
Zum, zum, zum
Capoeira mata um!
 

Ouça o samba 2006 da Tradição na íntegra:
 

 
Veja um trecho de como foi o desfile da Tradição na Marques de Sapucaí:
 

















 
Por hoje é isso meus amigos, espero que tenham gostado da coluna e curtido os sambas que indiquei. A cada semana estarei com uma nova coluna e indicando novos sambas para vocês fanáticos por samba-enredo como eu! Participem da minha coluna indicando seus sambas favoritos e dando sugestão de pauta para as próximas colunas, basta me enviar um e-mail para armandochafik@hotmail.com
 
Um forte abraço a todos e Viva Samba!!!
 
 
Armando Chafik
 
 
 
 
 
 
* Armando Chafik Filho é Pedagogo, Mestre em Educação, professor universitário, Diretor do Site Carnavalesco Viva Samba, um fanático por carnaval e sambas-enredo!
Sugestões, críticas, elogios, etc. Entrar em contato via e-mail: armandochafik@hotmail.com
O que estou ouvindo  Parte 01
por Armando
Chafik
Todos os direitos reservados ®
/vivasamba