A escolha da ‘Família Real’ do Carnaval Capixaba, que acontecerá hoje (16) no Mercado São Sebastião, terá uma novidade neste ano. Após a LIESGE anunciar a participação de candidatas transexuais na disputa, foi decidido que haverá uma “Rainha Trans” na corte, em parceria inaugural com o Grupo Orgulho Gay ES.
“Este ano ficou definido que a Rainha Trans integrará a Corte do Carnaval Capixaba e para o Carnaval de 2021 será estudada em conjunto com organizações a possibilidade de ter a Corte Real LGBT+”, afirma o presidente da LIESGE, Edvaldo Teixeira.
A presidenta da Associação GOLD, Deborah Sabará, esteve reunida nessa quarta-feira (15/01) com a diretoria da LIESGE para conversar sobre a participação de mulheres trans e travestis no concurso que vai eleger a Corte Real do Carnaval Capixaba. Ficou decidido que no Carnaval de 2020 haverá duas rainhas, uma cisgênero (um termo para pessoas cuja identidade de gênero corresponde ao gênero que lhes foi atribuído no nascimento) e uma trans. Também foi cogitada a possibilidade da criação da Corte Real LGBT+ para o carnaval de 2021. Segundo Deborah, a decisão da LIESGE representa um avanço para o carnaval capixaba. “A população LGBT+ sempre esteve presente em todos os segmentos do Carnaval contribuindo na construção da folia, por isso, é justo que também possam ocupar lugares de destaque nessa festa. Proibir mulheres trans e travestis de participarem do concurso, obrigando as mesmas a serem apresentadas pelos nomes de registro seria uma violência”. Ela ainda diz que a inclusão de mulheres trans e travestis na Corte Real do Carnaval Capixaba, bem como na Ala das Baianas é extremamente importante para ajudar a diminuir o preconceito no país onde mais se mata travestis no mundo.
Informações da Criar Comunicação Integrada, assessoria do Carnaval de Vitória.
Discussion about this post