“Seu moço dei-me um trocado eu quero comer um pão, sou menor abandonado nesse mundo de ilusão…” ( São Clemente 1987)
Você sabia?
Nem todo enredo sobre criança tem obrigação de abordar circo, brincadeiras, parque de diversões etc.? Em 1987 a São Clemente , escola da Zona Sul do RJ levou para a avenida o tema ” Capitães do asfalto” onde a escola chamou a atenção da sociedade com muitas críticas numa dura realidade do nosso País. A vida de meninos e meninas abandonados nas ruas das grandes Cidades. O título do enredo foi uma metáfora a obra literária Capitães de areia, do escritor baiano Jorge Amado e que foi lançada nos anos 30. Criança também é assunto sério.
Rainha na maratona
Quem é majestade nunca perde o trono. Tati Bombom ex-passista da Jucutuquara, ex-princesa e ex-rainha do carnaval, hoje radicada na Califórnia EUA, está brilhando na categoria maratonista americana. Estamos no aguardo para termos uma sambista capixaba medalhista na São Silvestre. Será que ela vem?
Almoço em família
A Independente de Boa Vista abre sua quadra em Itaquarí neste domingo 27/10/19 para mais um almoço com apresentação do Grupo Pele Morena, Emerson Xumbrega, bateria Águia Furiosa, Passistas e a grande voz do pequeno,mas de uma enorme simpatia, Jeremias Reis, vencedor do The Voice Kids. No mês das crianças nada melhor que ouvir a voz desse menino talentoso numa escola que homenageará a música capixaba. Touché.
Feijoada
A Nação de Jucutuquara está só sorrisos com o sucesso da feijoada que aconteceu no último domingo. Quadra fresquinha, diretoria presente e trabalhando, mas o ápice do evento foram os agradecimentos que o presidente fez ao Kleber Simpatia em reconhecimento pela dedicação durante todo o tempo que esteve no Ninho da Coruja e a apresentação tão esperada do novo interprete Breno Almeida que animou os convidados e entoou o samba 2020 com excelência. O Breno foi acometido por um pequeno acidente de trânsito ao sair do evento da escola, mas está passando bem e se preparando para o próximo ensaio com o grupo musical pra fazer bonito na passarela. Estiveram presentes presidentes e integrantes de várias agremiações, o que mostra que a disputa está concentrada na avenida. A escola aproveitou para impulsionar as vendas de fantasias do lote promocional. Excelente estratégia.
Fantasias
Em reunião fechada foram entregues pelos carnavalescos Jorge Maycon e Wanderson Cesar os desenhos dos destaques da Unidos de Jucutuquara e também o da rainha Schyrley Moura que estava maravilhosa na quadra, toda trabalhada no vermelho com produção do ateliê Aguiar Marins, e do Rei Leonardo Bremenkamp que por sua vez distribuiu bonés personalizado para os amigos e integrantes da bateria durante a feijoada, muito fofo. Lembrando que o Leo estava vestindo como sempre uma criação exclusiva do Flavio Rafalki. Com a finalização dos desenhos Jorge e Wanderson estão tranquilos para partirem pro braçal. Com as obras no papel prontas o que lhes restam é a execução. Mauro Marques, coreógrafo nota 10 e vencedor do Faisão de Ouro, está na mais alta ansiedade para criar o que será colocado na avenida. Com as bênçãos de nossos Griôts.
Protótipos
A Império de Fátima que desfila no acesso B está em fase de reprodução de suas fantasias, ja que a finalização dos protótipos aconteceu. O presidente Sergio Anderson alega a dificuldade de fazer carnaval sem dinheiro e conta com a criatividade tanto na leitura, quanto no uso de materiais usados pelo carnavalesco Lucas Borges. Tomara que os governos Estadual e municipais tenham sensibilidade e visão política para nossas escolas de sambas, afinal este setor gera renda movimentando a economia criativa nas comunidades.
Quesito Harmonia
A maneira como os componentes desfilam com entrosamento entre o ritmo e o canto do samba de enredo. O puxador, grupo musical e bateria devem estar em sintonia. Qualquer excesso de vaidade pode desandar o caldo que por sua vez poderá terminar num grande angu de caroço. Ensaios intensivos com os componentes da escola é uma forma de buscar o 10. Infelizmente as agremiações da Cidade de Vitória ES enfrentam problemas com o Disk Silêncio no que dificulta a realização de um trabalho com maior eficiência. Se você quer ser campeão pela sua escola, vá aos ensaios, aprenda o samba e lembre-se: Excesso de bebidas não contribuem em nada durante o desfile, deixe isso para a dispersão. Aproveite a concentração chegando mais cedo e ajudando os componentes da sua ala ou carro em confraternização, aliás, esta parte do desfile é ótima para novas amizades. É feio e deselegante quem se acha influente chegar na semana do desfile e insistir que a escola tem que ceder camisas desse quesito para familiares e amigos. Isso não deve acontecer nem pagando, mas no geral esses “influentes” querem de graça mesmo. Compre uma fantasia e divirta-se pra valer. Deixe a harmonia da sua escola desenvolver na avenida o trabalho que preparou durante o ano inteiro.
Fantasia II
Se você quer se sentir uma verdadeira madrinha vencedora do Faisão de Ouro 2019 e com preço bem acessível é muito fácil. Basta entrar em contato com a Fabíola de Paula Madrinha da Pega no Samba e jornalista da TV Gazeta, emissora oficial da transmissão do carnaval capixaba. Sua fantasia belíssima está a venda incluindo os faisões albinos, menos as penas azuis. A indumentária foi confeccionada pelo renomado estilista Daniel Braga que veste além da Fabíola, a rainha da Unidos da Piedade Rosemary Oliveira, também vencedora do Faisão e Ray Lipe da Novo Império que está sempre impecável na avenida e quadra. Gertrudes coitada está doida pra ser madrinha por um dia, mas além de estar sem “akué” ainda não conseguiu nenhum convite para causar na passarela capixaba. Reza a lenda que o namorado que bancava seus faisões sumiu e casou-se de véu e grinalda com um diretor de harmonia de uma escola e ritmista de outra que sonha em ser rei da bateria. Deus me livre de fofoca.
Mulheres na Roda de Samba
No dia 09/11/19 acontece o segundo encontro nacional de Mulheres na Roda de Samba. Vinte e oito cidades estarão homenageando a compositora e cantora Leci Brandão, incluindo La Plata na Argentina, Lisboa em Portugal e Florença na Itália. A mulherada capixaba está preparando um mega evento. As coordenadoras locais são Monique Rocha, Bruna Medeiros e Katia Brandão que fazem parte dos grupos, Samba pras Moças, Olhar de Sedução e Sambatom. A produção está por conta das sambistas, Jordana Catarina, ex-rainha da Pega no Samba e do carnaval capixaba, Iamara Nascimento do Portal Viva Samba e comentarista de carnaval, Larissy Soares primeira dama da Novo Império, Fernanda Figueredo rainha da Mocidade Unida da Glória e Musa da Salgueiro. A idealização e coordenação nacional fica por conta da cantora e compositora carioca Dorina.
A aparecidice vai para:
Mais uma vez para o grupo de baianas faceiras do carnaval capixaba que está sempre disponível para abrilhantar os eventos. Além de contribuírem em várias agremiações, as Ciatas estão com um sorriso e carinho para quem se aproxima. Chegar numa quadra e receber abraços energizantes dessas meninas não tem preço. Elas formam o verdadeiro significado que o samba verdadeiro representa.
E a nota é 10! Nota 10!
Para o presidente Sergio Anderson da Império de Fátima que desfila no acesso B na passarela do samba do carnaval capixaba. Mesmo com toda dificuldade financeira, o Serginho está com seu barracão em fase de reprodução das fantasias, fato que ainda temos escolas do especial que nem começaram os trabalhos. Acredita no nosso carnaval e alega que não vai desistir, mas resistir o quanto for necessário.
E viva samba!
Discussion about this post