” Na padaria do pão-duro português tem bisnaga,pão tatu e o pão francês comendo o pão que o diabo amassou” ( Pega no Samba 1998).
Faisão de Ouro
Contagem regressiva para os melhores do carnaval capixaba e você não pode ficar de fora. Procure a equipe do Portal Viva Samba e adquira seu ingresso.
Homenagem especial
A coluna de hoje é dedicada ao aniversariante da semana e incansável Dicesar Rosa Filho. Este paulistano que adotou a nossa Ilha como sua cidade de coração e a Portela como sua escola preferida contribui muito com o carnaval capixaba. A equipe Viva Samba respeitosamente o parabeniza pela data e toda dedicação desse comunicador das nossas escolas.
Acontece
-A equipe Viva Samba passou a tarde do último sábado 14/09/19 num agradável e delicioso encontro com alguns bambinhas do samba capixaba. Regado a guloseimas, entrevistas e brincadeiras o divertimento foi total. Aguardem que teremos novidades no Portal em breve.
– O sambista e comentarista de carnaval Jace Theodoro está aproveitando as férias e fazendo aparecidice no Nordeste. Diante de vários passeios, seu encantamento ficou em ouvir o Bolero de Ravel com o por do sol sob o Rio Paraíba na cidade de João Pessoa, terra do grandioso poeta Augusto dos Anjos. Gertrudes está irritada por não saber com quem ele foi. Deus me livre de fofocas.
– E o Morro do Forte São João ferveu no samba. O projeto Meu nome é favela levou centenas de sambistas para curtir um bom samba de raíz com uma vista panorâmica da cidade presépio.
– A Chega Mais foi recepcionada em Cachoeiro do Itapemirim, terra da Luz del Fuego, a homenageada pela escola em 2020. Descendentes da Dora Vivacqua ja fecharam alas na escola. Este desfile promete.
– O projeto samba pra Moças completou um ano de estrada no dia do aniversário da Cidade de Vitória. Aguardem que vem novidades por aí.
– E a feijoada da Velha Guarda da Imperatriz também fez a diferença. Casa cheia. Pega no Samba deu inicio a sua tardezinha, e claro, o mestre Jorginho está de volta, portanto o sucesso ao som da bateria é garantido.
A Sambista Enilda Ribeiro está espairecendo em Londres pra voltar revigorada nas atividades carnavalescas. Lembrando que mesmo do outro lado do Oceano ela garantiu seu ingresso para o Faisão de Ouro.
– O projeto Movimento Samba Novo Lança seu quarto caderno nesta quarta-feira dia 18/09/19 em casa nova. Dessa vez é no Terraço da Nação em Jucutuquara, em frente ao Museu Solar Monjardim.
– E a Piedade finaliza sua escola de samba de enredo neste domingo 22/09/19 no Clube Alvares Cabral.
A escola vai a escola de samba
A Novo Império recebeu em sua quadra alunos de uma escola particular do Município de Serra. Crianças que não conheciam uma quadra de escola de samba e seu funcionamento se encantaram com o funcionamento desse segmento da cultura popular.
Ainda da Novo Império. A festa da escolha de samba como sempre foi muito calorosa e contagiante. O grupo Samba Delas e seus simpatizantes torcedores estão ainda em estado de êxtase, o que não é pra menos, pelo segundo ano consecutivo o samba composto pelas meninas irá para avenida. A festa foi regada com torcidas. Algumas delas distribuíram bolos e doces para a criançada, mas como é de praxe, no final apenas um grupo comemorou. Teve chororô, mas nada que atrapalhasse o astral da família imperiana.
Encontro de baluartes
A Unidos de Jucutuquara promoveu o encontro das velhas guardas capixabas onde reuniu baluartes de várias escolas. Foi uma festa linda e preparada com muito carinho pela mãe e irmãs zanchettas no comando. Arranjos nas mesas devidamente forradas e no final todos receberam um mimo da coruja. Foi bonito de se ver o encontro de Griots de várias agremiações.
E a festa da Lieses para sorteio da ordem do desfile 2020 foi espetacular, tendo como anfitriã a Andaraí com sua bateria Puro Veneno, o evento aconteceu no Caxias Esporte Clube. A sequencia ficou assim: Sexta-feira; pega no Samba, Chega Mais, Andaraí, Rosas de Ouro, Chegou o que Faltava, Unidos de barreiros, e Mocidade da Praia. Quinta-feira: tradição Serrana, União Jovem de Itacibá, Mocidade Serrana, Independente de Eucalípto e Império de Fátima.
Feijão que rendeu
A Independente de Boa Vista fez um diferencial na feijoada deste ano. A entrada foi o ingresso mais um quilo de alimentos para serem distribuído em entidades com necessidades. O rsultado foi tão satisfatório que quatro instituições serão beneficiadas. A arrecadação ficou em torno de uma tonelada e meia e foram divididas entre a AVEDALMA,( Asilo dos idosos de Cariacica), AACC ( associação de combate ao câncer), Fé e Alegria de Nova Rosa da Penha que cuida de crianças em situação de risco e a Casa de Apoio de Campo Grande que cuida de pessoas com doenças sexualmente transmissíveis e HIV. O presidente Emerson Xumbrega se mostrou bastante satisfeito e emocionado com a solidariedade dos integrantes e simpatizantes da Águia de Cariacica. Com esta atitude a escola mostrou para a comunidade que o samba também tem responsabilidade social.
Você sabia?
O bloco Pega Tudo nasceu na Região da Grande Gurigica batendo lata? Criado pelo casal Mendes e seu filho Mário, o Mário do Pega. Anos mais tarde esse mesmo bloco deu origem a Escola Pega no Samba.
A pergunta que não quer calar
É quando mesmo que a Boa Vista anunciará seu enredo? Tem um Zum zum zum que até o samba está pronto. Minha amiga Gertrudes está de joelhos pra nossa senhora dos carnavais, até agora não recebeu nem um print do grupo da Boa. Avisei pra bicha enfiar a casaca no saco, ops, é viola. Como sou apenas uma Silva no mundo do samba, prefiro esperar chupando minha laranja lima que é bem docinha.
E a aparecidice vai para
A destaque Mariene Carvalho que causou com sua customização na Feijoada da Boa Vista. Um trabalho todo em trama de cordinhas e pedrarias fugiu do mais do mesmo que costumamos ver nas quadras. O executor da obra foi o veterano artista João Luiz que também confecciona as fantasias dela para os desfiles.
E a nota é! 10! Nota 10!
Para a ação da Independente da Boa Vista em arrecadar alimentos para instituições.
Vá aos eventos da sua escola de coração. Visite as quadras das coirmãs. Contribua com o carnaval capixaba.
Discussion about this post