Curtinhas sobre o Carnaval Capixaba 2018

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Os desfiles deste ano, que envolveram dois dias de folias, três grupos (Especial, Acesso e Grupo B) e 18 agremiações, teve altos e baixos. Enquanto, em sua maioria, os desfiles da sexta-feira foram decepcionantes, principalmente em relação a Barreiros, que desfilou sem nenhuma alegoria e com graves problemas nas fantasias; assistimos um desfile emocionante e incontestável da Imperatriz do Forte.

Com relação ao resultado final, achei justo. No Grupo Especial, ou dava MUG (o melhor desfile plasticamente do carnaval), ou dava Boa Vista, que se apresentou com um desfile bem superior ao do ano passado, quando foi campeã. No Grupo de Acesso, a Imperatriz do Forte foi desfile imbatível. Mas vale ressaltar os bons desfiles da Chega Mais e Chegou o que Faltava, que com administrações serias, cresceram muito nos últimos dois anos. Já com relação as escolas da Fecapes, fiquei decepcionado. Tudo bem que foi o primeiro ano. Tudo bem que os horários de desfile foram cruéis, mas o nível das apresentações foi muito, muito fraco. Dessa forma, a Império de Fátima sobressaiu e venceu.

*Faisão de Ouro
E o Vivasamba mais uma vez inovou com a publicação dos vencedores do Faisão de Ouro, júri oficial. Em função disso, a premiação também mudou, alguns prêmios serão anunciados pelos jurados oficiais e outros pelo júri popular (via votação) como vocês já estão acostumados! Dessa forma, os melhores do carnaval, no Grupo Especial e do Acesso, já estão disponíveis no portal. Não deixe de conferir!

* Fecapes
Os desfiles da Fecapes foram decepcionantes. Em sua maioria, escolas minúsculas, carros praticamente no ferro, alas com poucos “gatos pingados” e nenhum respeito, ou cuidado, com os principais quesitos. A única que se destacou, mas vale lembrar que não foi essa “coca-cola” toda, foi a Império de Fátima, que acabou faturando o título, merecidamente.

*Acesso e Decesso
Império de Fátima Campeã, Barreiros rebaixada. Mas será que o acesso e decesso entre os grupos irá ocorrer? Recebi na tarde de ontem, logo após a apuração, um documento assinado por todas agremiações da Lieses sendo contrário ao movimento. Agora é esperar e ver o que acontece.

*Andaraí
A agremiação, que retornava ao Grupo Especial neste ano, apresentou um bom desfile, mas devido a quebra da primeira alegoria, mas não somente por isso, acabou na última colocação e rebaixada para o Grupo A em 2019. Gostei demais do enredo, e também curti o samba de enredo, animado e despretensioso, mas entendo as notas baixas que a escola recebeu dos jurados no quesito enredo. O enredo era aberto, criativo, mas o carnavalesco, e a escola, não conseguiram trabalhar o assunto da melhor forma possível. Como havia dito, eram muitas perguntas para serem respondidas.

*Novo Império
A escola realizou um grande desfile. Mas ainda assim, prefiro aquele desfile campeão, e imponente, do Grupo de Acesso em 2016. Afirmo que a escola foi a mais empolgante, e empolgada, a desfilar no Sambão do Povo nos dois dias de folia. Entre os destaques, a bateria, que recebeu as notas 10,9.6 e 9.8 e o primeiro casal de mestre sala e porta-bandeira, Kleyson Faria e Amanda Ribeiro, que fizeram uma boa apresentação com apenas um mês de ensaios (10, 9.8 e 9.9).

*Unidos da Piedade
Sim, a escola realizou um grande desfile. E não, a escola não merecia o título. Apesar da ótima apresentação da Unidos da Piedade, que vem colecionando bons desfiles nos últimos anos, ainda não era hora de ser campeã. Após tantos anos sem título, desde 1986, quando a vitória acontecer, e a diretoria tem que acreditar, e apostar mais, para que talvez ocorra no próximo ano, ela tem que ser incontestável. A escola gabaritou na comissão de frente (três notas 10) e samba de enredo. Em enredo, que votei como o melhor do carnaval, duas notas 10 e uma 9.9.A escola acabou pecando nos quesitos harmonia e evolução, dois quesitos subjetivos e difíceis de se ter total controle, mas que podem ser trabalhados para minimizar os riscos. Parabéns ao carnavalesco Paulo Balbino e a diretoria da agremiação.

*MUG e Boa Vista
MUG campeã e Boa Vista vice. Um resultado justíssimo (o desfile da MUG foi o meu predileto), mas que se fosse o inverso, também seria justo. A agremiação da Glória se apresentou imponente. Comissão de Frente sensacional (a melhor do carnaval), grande apresentação do mestre-sala e porta-bandeira, bateria nota 10 (apesar de ter recebido um 9.9) e um samba de enredo, que como havia falado, era difícil de tirar nota. A Boa Vista também realizou um grande desfile. Bruno e Vanessa deram um show (como explicar duas notas 9.7?), as alegorias tinham ótima concepção, a escola empolgante e a bateria passou muito bem. É uma honra, para nós sambistas, acompanharmos um carnaval com duas agremiações tão fortes e bem administradas. Não ligo para essa história de protagonismo de duas escolas, como antes havia acontecido com a Jucutuquara e MUG. É o que sempre digo: que vença a melhor. E neste carnaval, ainda bem, as melhores venceram.

*Jucutuquara
Mais um desfile decepcionante da agremiação, em todos os sentidos. Aquela última alegoria da escola, praticamente no ferro, e tendo grandes nomes do Carnaval Capixaba como destaque, é uma síntese do atual momento da escola. Grandes nomes envolvidos, uma potência do carnaval, mas que hoje em dia, não coloca medo em ninguém. Pessoas importantes afastadas, diretoria ilhada, e o resultado: um desfile pífio. Este ano a escola terá eleições, e sinceramente, espero que a Jucutuquara encontre seu caminho para que, no próximo ano, a Coruja tenha pretensões maiores.

*Imagine
“Sonhar não custa nada, o meu sonho é tão real”. Imagine um ano sem brigas políticas pelo comando do Carnaval Capixaba. Imagine um ano no qual as agremiações do Grupo de Acesso realizem desfiles equiparados. Onde as escolas não desfilem como blocos. Onde a questão plástica seja valorizada. Imagine um desfile no qual os preços das arquibancadas sejam mais justos (10 reais na sexta e 50 reais no sábado). Dessa forma, teremos arquibancadas lotadas, ou mais cheias, no próximo ano.  Imagine as quadras lotadas desde o mês de setembro, como acontecia antes. Imagine, e isso é o mais possível de acontecer, uma disputa forte entre todas as escolas do Grupo Especial. MUG defendendo o título, a águia da Boa Vista voando alto, a Unidos da Piedade brigando forte para quebrar o jejum de 32 anos, a coruja da Jucutuquara reinando no abre-alas como em anos anteriores, a Novo Império melhorando o padrão plástico e, dessa forma, entrando na briga pela vitória e a Pega no Samba realizando o desfile que está devendo até hoje. Um desfile que autentique sua permanência no Grupo Especial. Imagine uma Imperatriz do Forte ainda mais forte, com quesitos mais consistentes e uma plástica ainda melhor, mas desfilando com a mesma alegria e com a mesma emoção deste ao. Esse é o carnaval 2019 que eu quero. Não só eu como os sambistas, foliões e acredito eu, as agremiações.

*Não se engane. Nem tudo acaba em carnaval
Hoje, um dia após a apuração do Carnaval 2018, cada vez mais acredito que a paz entre as ligas está cada vez mais longe. E não se engane. Ninguém briga somente pelo bem do carnaval. Há dinheiro envolvido, há a questão do poder. Na verdade, a paz para o próximo carnaval é uma grande utopia deste apaixonado pelo Carnaval Capixaba. Sabe porque? Nos últimos dias tenho recebido diversas informações mostrando que essa confusão vai continuar.  Corrupção, desvios, filmagens escondidas, briga entre as ligas, acesso e decesso, infelizmente devem continuar na pauta dos jornais, e dos sambistas, ao longo do ano. E olha que a situação pode ficar ainda pior, já que prisões não estão descartadas após forte averiguação do Ministério Público. Mas espero que, até o meio do ano, tudo tenha se resolvido e que o próximo carnaval seja ainda melhor.

*Jurados
Apesar de algumas incoerências, gostei muito das notas dos jurados deste ano. Alguns foram duros (como tem que ser), outros aliviaram. Outros foram incoerentes (agora é aguardar as justificativas). Alias, Rogério Sarmento e Jadilson Damascena (esses nomes parecem estar interligados né), vamos liberar as justificativas deste ano. Todos os carnavais do Brasil liberam, só aqui, no Espírito Santo, onde tudo acontece por debaixo dos panos, isso não acontece. Nome dos jurados, não é liberado. Acesso e decesso, decidido na semana do carnaval. Carnaval tem que ser limpo. Sem obscuridades.

*Mestre-Sala e Porta-Bandeira
De acordo com os jurados, após a revelação das notas na apuração desta quarta-feira (07), o melhor casal de mestre-sala e porta-bandeira do Grupo Especial foi o casal da MUG,Juliander Agrizzi e Gessya Santana. Na minha opinião, no mesmo nível, Bruno e Vanessa, da Boa vista. Alana e Tatu, que poderiam brigar pela nota 10, tiveram problemas na fantasia e não foram avaliados.  No Grupo de Acesso os melhores casais foram Delma e Sandro (10/9.6/9.8), da Chega Mais, e Daniel Fraga e Gabriela (10/9.7/9.7), da Imperatriz do Forte. Na minha opinião, Delma e Sandro não só tiveram a melhor fantasia do Grupo de Acesso, como foram os melhores. Já Daniel e Gabriela, os dois ainda muito jovens, apesar das notas, têm muito a melhorar. Mas em relação ao ano passado, o crescimento foi perceptível.

*Comissão de Frente
A melhor comissão de frente do Carnaval 2018 foi a da MUG, indiscutivelmente. Coreografada por Rodrigo Carvalho, ela foi, sem dúvida alguma, um dos melhores destaques do carnaval 2018. E apesar das quedas, tão comentadas nas redes sociais, faturou nota três notas 10 do júri oficial.  Quem também se destacou no quesito foi a Piedade, que também conseguiu três notas 10.

*Fantasias
Segundo os julgadores, as melhores fantasias foram da MUG (9.8/9.9/10), na minha opinião também. Claro que a Piedade também apresentou um bom conjunto (9.9/9.8/9.8). Claro que a Boa Vista também encantou (9.9/9.6/9.7), mas quem surpreendeu nas notas foi a Novo Império, faturando 9.8, 9.6 e 9.8.

*Alegorias
As melhores alegorias do carnaval: MUG e Boa Vista. Indiscutivelmente. Apesar disso, não gostei das notas dos julgadores. Pegaram leve. No Grupo de Acesso, como vimos durante os desfiles, Imperatriz do Forte, Chegou o que Faltava e Chega Mais se destaram também nas notas. Mas nenhuma agremiação do Acesso ganhou uma nota 10.

*Enredo
O meu enredo predileto foi o da Piedade, para os jurados também (10/10/9.9). O meu segundo enredo predileto foi o da MUG, para os jurados também (10/9.8 e 9.9).

*Evolução e Harmonia
Atenção diretores de harmonia, coreógrafos, presidentes e agremiações. Vocês até acham, mas não sabem tudo não. As comissões de frente continuam atrasando os desfiles, as escolas cantam pouco, principalmente os quesitos que mais deveriam cantar (comissão de frente, bateria, mestre-sala e porta-bandeira). Com isso, pouco canto, correria, buracos, falto de comunicação, etc. Resultado, entre 42 notas, apenas quatro notas 10 nos dois quesitos. Além disso, pipocaram notas 9.1, 9.3, 9.4…

*Samba de Enredo
Segundo os jurados, os melhores sambas do Grupo Especial foram Unidos da Piedade (que também faturou o Faisão de Ouro) e MUG. Na minha opinião, o mais eficiente na avenida, o da Novo Império.  E no geral, gostei das notas dos julgadores do quesito. No Grupo de Acesso, Chega Mais (9.6/9.8/9.6) e Chegou o que Faltava (9.6/9.8/9.7) tiveram as melhores notas. Eu gostava do samba da São Torquato, mas pelo visto os jurados não né (9.5/9.4 e 9.2).  Em suma, os três melhores sambas do Grupo A.

*Bateria
As melhores baterias do Grupo Especial, segundo os jurados, foram a da MUG (10/10/9.9), Boa Vista (9.9/10 e 10) e Pega no Samba (10/10/9.9). Além dessas, destaco a bateria da Novo Império, que deu um show na avenida, mas ganhou notas 10/9.6 e 9.8 dos jurados. Chama atenção a nota 9.0 dada pelo julgador da segunda cabine a Andaraí, que anteriormente havia recebido notas 9.9. No Grupo A, a bateria show da Tradição Serrana decepcionou nas notas (9.6/9.9 e 9.6). A bateria da Imperatriz do Forte se destacou ao faturar as notas 10,9.8 e 9.9, e foi a melhor do Acesso. Mas no geral, todas baterias foram bem avaliadas.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Leia também
Comentários
Carregando...